Dante realiza atividades sobre o Barroco no Trianon

Publicado em 31 de outubro de 2014 às 16:20

Alunos da 1ª série do Ensino Médio participaram, nos meses de setembro e outubro, de uma série de atividades interdisciplinares, no Parque Trianon, que envolveram o estudo do período do Barroco. Organizados pelos departamentos de Língua Portuguesa, Geografia, Arte e Tecnologia Educacional, os encontros, realizados várias vezes no decorrer dos dois meses, envolveram a observação do ambiente e a produção de conteúdo relacionado às diferentes disciplinas.

A primeira parte da atividade teve relação com estudos de Geografia. Os estudantes começaram observando criticamente o espaço, a fim de identificar os elementos presentes no parque, como árvores, ruelas, bancos, construções e fontes. Em seguida, eles, aplicando os conceitos de cartografia e de escala vistos em sala de aula, mapearam a área e produziram um croqui como referência.

Na visita seguinte, os alunos conversaram com transeuntes para conhecer diferentes perspectivas sobre a importância do parque – entre os pontos pesquisados, estava a motivação de cada um para visitá-lo, além de opiniões positivas e negativas sobre o espaço. A proposta consiste em elaborar, com esses dados, um relatório a ser usado pela administração da área com o fim de aprimorar a experiência daqueles que por ali passam.

A atividade seguinte envolveu a veia poética de cada um dos alunos. Ainda levando em conta a realidade do parque – e a inspiração motivada pela observação do seu interior – os estudantes, divididos em duplas, foram convidados a criar poemas nos moldes da estética barroca. Com o uso de um glossário que eles criaram durante as leituras feitas em sala, e nas quais estudaram o poeta brasileiro Gregório de Matos e Guerra, procederam então à criação de poemas satíricos, líricos e encomiásticos (elogiativos).

No intento de fazer os alunos desenvolverem um olhar estético sobre o espaço visitado e sobre o poema de autoria própria, a etapa seguinte do projeto consistiu na composição de cenas com referências a questões sobre diversidades e padrões culturais. As ações englobaram desde a realização de um desenho tendo os próprios alunos como personagens até a composição de uma fotografia com os alunos nas mesmas posições dos personagens do desenho, ao que se seguiu a mistura de desenho e fotografia para enriquecer, criativamente, a mensagem da produção.

No encontro seguinte, os alunos reproduziram seus poemas em papel, para distribui-los no fechamento da atividade. Na execução de todas essas atividades, os alunos utilizaram os tablets do programa Dante Mobile em conjunto com quatro aplicativos: SketchBook Pro em Arte, Book Creator em Língua Portuguesa, Esri-ArcGIS e Penultimate em Geografia.

A série de atividades se encerrou no dia 21 de outubro. No último encontro, os alunos, caracterizados como poetas árcades, realizaram o que se nomeou “Arroubo Poético”: no Trianon, ao abordarem seus frequentadores, eles declamarão as poesias produzidas e entregarão, junto a bexigas com gás hélio, uma cópia da produção textual e artística.