Dante propõe viagem de férias à Itália

Publicado em 16 de fevereiro de 2017 às 16:18

Alunos do Colégio Dante Alighieri poderão participar, entre os dias 1 e 17 de julho, de uma viagem de duas semanas para a Itália, em um percurso que abrangerá grande parte daquele país. A proposta, destinada a alunos do 9º ano à 3ª série do Ensino Médio, foi apresentada às famílias, em 14 de fevereiro, pela Cenci Turismo, empresa especializada no turismo em terras italianas e em pacotes de caráter educacional.

Na ocasião, pais e alunos puderam conhecer o serviço oferecido pela agência. Segundo Antonio Alfonso Cazu, sócio da Cenci Turismo, o roteiro foi elaborado com a colaboração da equipe pedagógica do Dante, notadamente a coordenadora de Italiano, profa. Angela Angoretto, e a diretora-geral pedagógica, profa. Silvana Leporace.

Entre os destinos sugeridos pela equipe dantiana, está uma visita ao Instituto Politécnico de Turim, instituição com a qual o Dante está em entendimentos para a realização de parcerias pedagógicas.

“A proposta é garantir uma viagem com muito lazer, mas também com grande foco no enriquecimento cultural, humano e linguístico”, explicou Antonio. O roteiro envolve visitas a diversas cidades da Itália, como Turim, Veneza, Bologna e Firenze. Para cada região visitada, haverá um guia turístico local e bilíngue para auxiliar os alunos na imersão na cultura italiana. Além disso, haverá uma espécie de “líder” turístico – o próprio fundador da agência de turismo –, que acompanhará os dantianos (alunos e professores) durante toda a viagem.

“Será um período em que os principais pontos da Itália estarão cheios de visitantes, então preparamos um roteiro que também dará atenção a locais menos visitados, para tornar a experiência inesquecível. A ideia é fazer com que os alunos vivam a realidade do cidadão italiano, e não só passar os dias tendo a vivência de um turista”, disse Antonio.

O propósito dessa reunião foi a descoberta de interessados na viagem, já que sua viabilização depende de uma quantidade mínima de participantes. Os interessados na atividade podem obter mais informações com a profa. Angela Angoretto na Coordenação do Dante pelo telefone 3179-4400, ramal 4199, ou com a Cenci Turismo pelo telefone 2387-3135. Uma versão do arquivo utilizado na apresentação na noite de 14 de fevereiro pode ser acessada clicando aqui.

Confira, a seguir, um vídeo produzido pela agência com imagens de parte dos lugares que serão visitados: