Dante promove viagem educacional a Brasília para estudo de soluções para problemas urbanos

Publicado em 14 de abril de 2022 às 15:39

O projeto interdisciplinar da 1ª série do Ensino Médio “Eu Cidade: Empreendedorismo social para soluções de problemas urbanos do município de São Paulo” inclui todos os componentes curriculares e tem como princípio uma saída pedagógica para a cidade de Brasília-DF, entre os dias 28 e 31 de julho. A proposta é oferecer aos alunos a oportunidade de analisar as políticas públicas existentes na capital do Brasil e fazer comparações entre as cidades de São Paulo e Brasília.

A viagem educacional é fruto de uma parceria entre o Dante e a agência de viagens SD Student Travel e está sendo liderada pelos departamentos de História e Química. A intenção é que, a partir do plano urbanístico de Brasília, os alunos consigam entender a importância da capital, tanto na perspectiva institucional quanto cultural e arquitetônica, a fim de propor soluções para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

“Quando afastamos o foco e visualizamos a imagem completa, tudo se mistura. Este é o nosso projeto: a quebra das paredes do conhecimento. Queremos que os alunos mobilizem conhecimentos de diversas áreas para a reflexão sobre como ajudar a resolver um problema urbano no município de São Paulo por meio do empreendedorismo social”, afirma Jackson Costa de Farias, coordenador do Departamento de História, Filosofia e Sociologia.

Pais de alunos da 1ª série do Ensino Médio acompanharam reunião que apresentou proposta da viagem a Brasília

A cidade de Brasília é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e oferece múltiplas possibilidades de aprendizado sobre a história contemporânea, aliando arquitetura, política e atualidade. Conhecer, compreender e vivenciar aspectos da capital federal do Brasil permitirá uma ampliação do repertório cultural dos jovens dantianos.

Na lista de programação, destaca-se a visita aos seguintes locais:

● Palácio do Catetinho;

● Visita institucional ao Congresso Nacional;

● Superior Tribunal Eleitoral;

● Catedral Metropolitana de Brasília;

● Visita institucional ao Palácio do Itamaraty;

● Embaixada da Itália;

● Memorial JK;

● Superquadra 308;

● Praça dos Três Poderes;

● Visita institucional ao Palácio do Planalto;

● Lago Paranoá.

Projeto interdisciplinar da 1ª série envolve diversos componentes curriculares

Empreendedorismo social

“A saída pedagógica será uma materialização de todos os estudos que foram feitos e conhecimentos adquiridos. O aluno fará uma imersão: ele vai discutir como funciona Brasília, vai visualizar o exemplo que ela representa de uma cidade planejada e vai olhar de volta para si. É o exercício de sair, respirar e voltar os olhos para sua problemática. Entendemos que isso vai permitir que ele olhe São Paulo de outra forma”, explica Jackson.

O empreendedorismo social consiste em utilizar técnicas criativas e inovadoras para melhorar a qualidade de vida das pessoas e resolver problemas sociais. Dessa forma, boa parte do projeto interdisciplinar será executado no FabDante. A ideia é que o aluno tenha um tempo de ideação e teste.

“São habilidades fundamentais: descobrir e analisar o problema – é muito importante que o estudante olhe para a sua cidade e consiga avaliar cada um dos pontos em que ele quer atuar e depois, a partir da idealização da solução, ofereça para a sociedade alguma mudança. Para isso, o aluno irá ao FabDante prototipar e testar. O projeto precisa ser constantemente reorganizado, assim, quando testado e aprovado, avançamos”, completa.

Projeto antigo, experiências novas

Desenvolvido em 2017, este é o projeto interdisciplinar de maior duração do Dante. Assim, a programação da saída pedagógica para Brasília já foi remontada diversas vezes. Além disso, a experiência de ex-alunos com a viagem pode ser definida como positiva. “A visão que eu tinha de Brasília não era muito boa. Eu já tinha ouvido falar que não era uma cidade bonita, mas sabia que tinha a ver com o fato de a capital abrigar muitos políticos. Mas, depois que conheci Brasília, minha visão mudou. A cidade é bonita, com uma arquitetura moderna e legal. Gostei muito de poder aprender mais sobre essa cidade e passar cinco dias aqui com a escola. Foi uma experiência muito boa”, conta a ex-aluna Laura Mazuk, formada em 2021.

“Um aluno de 2ª e 3ª série que passou por essa experiência é diferente, pensa diferente”, conclui o coordenador.