Dante promove sétima edição do “Xadrez de chocolate”

Publicado em 28 de novembro de 2014 às 9:04

O Departamento de Educação Física do Colégio Dante Alighieri promoveu, em 13 de novembro, a sétima edição do Festival de Xadrez de Chocolate, destinado aos alunos que participam do curso de xadrez ministrado na Escola pelo mestre Jefferson Pelikian. Em 2014, 99 estudantes do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio marcaram presença no evento.

Na atividade, utilizando peças e um tabuleiro de chocolate, os alunos atuam em duplas. Durante a partida, ao sinal do árbitro, as equipes mudam de lado. Assim, os que estavam comandando as peças pretas assumem as brancas e vice-versa.

“A ideia do festival é proporcionar uma partida amistosa e de confraternização. Mas, ao mesmo tempo, permite treinar algumas habilidades. Ao atuarem em dupla, os alunos têm que dividir a responsabilidade e falar entre si para escolher a melhor jogada”, explicou o professor Jefferson Pelikian. “E, quando os times trocam de lado, os alunos passam a analisar a posição e a visão de jogo do adversário, tendo que tomar decisões rápidas”, completou. Durante a partida, ao eliminar uma peça do time rival, os jogadores podem, literalmente, comê-la.

Coordenador do Departamento de Educação Física do Colégio Dante Alighieri, o professor Carlos Nicolás também ficou muito feliz com o envolvimento dos alunos e das famílias no Festival de Xadrez de Chocolate.

“Foi uma festa muito bonita, com a presença da diretora-geral pedagógica, professora Silvana Leporace, e das famílias dos alunos em ambiente muito alegre. Todos nós ficamos contentes com o grande número de participantes desse evento que já se tornou tradicional no Colégio”, afirmou o professor Carlos.