Dante participa de simpósio de ensino de Física

Publicado em 15 de fevereiro de 2013 às 14:44

Professores do Departamento de Física do Colégio Dante Alighieri apresentaram, em janeiro, um estudo no 20º Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), realizado no Instituto de Física da USP. O evento, do qual participaram professores de ensino médio e superior de todo o país, girou em torno do tema “O ensino de Física nos últimos 40 anos: balanço, desafios e perspectivas”.

O trabalho foi apresentado pelos professores do Dante James Kobayashi, Joaquim de Almeida Júnior e Cristiane Tavolaro, além da professora da PUC-SP Marisa Cavalcante, uma das coordenadoras do High Tech Dante em 2012. A pesquisa baseou-se no uso do software gratuito Tracker, destinado à análise de vídeos e modelagem. A ferramenta começou a ser utilizada em sala de aula, no ano passado, com alunos da 1ª série do Ensino Médio.

O coordenador do Departamento de Física do Colégio, prof. Renato Laurato, explicou que o software estimula a reflexão e facilita a investigação de dados coletados pelos alunos. “Queremos que a recente reforma no laboratório de Física também estimule métodos inovadores de aplicar os estudos. Com o Tracker, percebemos que há condições de criar técnicas eficientes e atraentes para coletar dados. Mudamos a metodologia da aula no intento de fazer uma abordagem adequada com os alunos”, afirmou.

“O ganho em mostrar novos instrumentos de trabalho é grande, ainda mais quando os recursos têm grande ligação com o ensino superior. O Tracker, por exemplo, é muito usado em universidades, inclusive nas federais brasileiras. E os alunos daqui terão a vantagem de sair com um domínio incomum do software”, disse o professor Joaquim.

O uso dessa ferramenta está sendo feito com o apoio de professores da PUC-SP, entre os quais Marisa Cavalcante e Cristiane Tavolaro. “Os professores da PUC olham nosso material de ensino e sugerem adequações. Esse é um dos meios que encontramos para aproximar o universo da universidade com o do ensino básico. São alunos de faixas etárias e prioridades diferentes”, explicou o professor Renato. A professora Cristiane ainda destacou a independência do aluno. “O que procuramos fazer é tornar o aluno mais autônomo. Ele pode até fazer experimentos em casa, e, assim, passa a depender menos de laboratórios”, afirmou.

Os professores da PUC também prepararam os professores do Dante por aproximadamente seis meses para que a ferramenta fosse inserida eficientemente em sala de aula. Esse intercâmbio com docentes de ensino superior treinados no uso do Tracker é um dos fatores que, segundo os professores do Dante, tornam mais eficiente a inserção desta e de outras tecnologias. “É vantajoso ter a estrutura com que contamos no Colégio, pois, com ela, temos facilidade em conhecer novos recursos e inseri-los em sala de aula”, disse o professor James.

Para os docentes dantianos, ver os alunos sugerindo possibilidades de estudo foi animador. “Os próprios alunos nos perguntaram se poderiam, por exemplo, pegar vídeos com gravações de carros em movimento para analisar e identificar a velocidade em que eles estavam naquele momento”, explicou o professor Joaquim. Devido aos resultados positivos do uso do Tracker, a ferramenta será igualmente apresentada aos alunos da 1ª série em 2013 e utilizada em novas atividades com alunos da 2ª série.