Dante conquista segundo lugar em feira de ciências na Espanha

Publicado em 25 de março de 2019 às 12:06

Uma comissão do Dante esteve em Barcelona entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março para participar da Exporecerca Jove, uma feira internacional de pesquisa científica. O principal objetivo do evento, que em 2019 chegou à sua 20ª edição, é promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos, além de incentivar os jovens a fazer pesquisas e facilitar sua participação em outras feiras e conferências espanholas e internacionais.

Quatro dantianos foram selecionados para participar do evento, com dois projetos diferentes: uma pesquisa sobre saúde mental e formação da identidade de adolescentes e outra sobre agricultura de alta performance com um protótipo de microestação meteorológica que capta dados meteorológicos e os envia para um aplicativo para ajudar o agricultor na tomada de decisões. O primeiro projeto pertence às alunas Alessandra Maranca, Catharina de Morais e Maria Clara Nascentes, que atualmente cursam a 3ª série do Ensino Médio; e o segundo é de autoria de Diogo Cintra, ex-aluno, que se formou no Dante em 2018. As meninas conquistaram o segundo lugar na categoria de projetos estrangeiros.

“A Exporecerca Jove tem uma quantidade enorme de avaliadores, e todos foram muito atenciosos. Mesmo os que não falavam português ou inglês muito bem se esforçaram bastante para conversar conosco”, diz Maria Clara. “Também foi muito legal poder apresentar nosso trabalho para visitantes de fora, que não eram avaliadores nem acadêmicos, mas um público geral. Foi uma troca cultural e nos sentimos muito bem recebidas”, completa Catharina. “As feiras internacionais são diferentes das brasileiras. São menos acadêmicas e costumam valorizar mais a apresentação no evento em si do que a trajetória da pesquisa, diário de bordo etc.”, conta Alessandra. “Nós competimos com outros 70 projetos, sendo que todos eram de exatas, menos o nosso. Mas, no final, fomos premiadas!”, comemora ela.

Para chegar à feira em Barcelona, os estudantes passaram por diferentes processos de seleção e classificação. Diogo foi premiado com a credencial de participação para a feira espanhola em 2018, na MOCICA (Mostra Científica do Cariri, que ocorreu em agosto na cidade de Juazeiro do Norte). Já Alessandra, Catharina e Maria Clara fizeram a submissão no próprio site da feira e foram escolhidas pelo grupo de avaliadores de lá. Os estudantes foram acompanhados pela professora doutora Sandra Tonidandel, coordenadora-geral pedagógica do Dante, durante toda a viagem.