Dante oferece programação de dia das crianças

Publicado em 18 de outubro de 2013 às 12:53

O Colégio Dante Alighieri ofereceu, entre os dias 4 e 11 de outubro, uma programação especial de Dia das Crianças, comemorado no dia 12. Os eventos, bem variados, abrangeram as turmas do Jardim ao Ensino Fundamental I.

No primeiro dia, os alunos do 2º ao 5º ano assistiram à peça teatral “A Árvore Berenice”, que foca temas como generosidade e compaixão. Nela, dois personagens contam a história de uma árvore que ajuda um menino, seu amigo, a lidar com as suas responsabilidades conforme chega à vida adulta. Para isso, ela vai cedendo partes de si para colaborar com as tarefas do personagem, como, por exemplo, a confecção de um berço para o seu filho.

A coordenadora do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, professora Symone de Oliveira, explicou que a peça focou um tema de grande importância aos jovens alunos.  “O teatro foi uma forma de presentear os alunos com uma mensagem que vai ao encontro de nosso trabalho de orientação educacional, focando, por meios lúdicos, a importância da amizade”, explicou.

Todos os alunos do Jardim ao Ensino Fundamental I participaram, no decorrer da semana seguinte, de diversas atividades, entre as quais práticas esportivas. Uma delas é a chamada Gincana Pipoca e Guaraná, que consiste na realização de um circuito demandando várias ações. Ao término das peripécias, os alunos ganham pipoca e guaraná. Para os alunos mais novos, houve, ainda, uma vasta oferta de brincadeiras e atividades lúdicas, como uma sessão de cinema.

Os alunos do Maternal, por exemplo, fizeram festas do pijama, bailes de máscaras e brincaram de mímica com bexiga. Crianças do Jardim, por sua vez, fizeram piquenique, brincaram de caça ao tesouro, dança das cadeiras e batata quente, entre outras atividades. Dantianos do 1º ano confeccionaram porta-recados e participaram de uma oficina de desenho coletivo em lousa digital.

“Sempre promovemos uma semana inteira de atividades adequadas às idades dos alunos com a devida ajuda de diversos departamentos. É um momento bastante especial para todos, pois, além da diversão, os encontros oferecem grande aprendizado aos alunos e aos professores”, explicou a coordenadora do Maternal à 1ª série do Ensino Fundamental, professora Angela Martins.