Dante oferece encontros para reflexão pessoal

Publicado em 15 de dezembro de 2014 às 11:02

O Colégio Dante Alighieri realizou, no decorrer de setembro e outubro, o projeto “Olhar em perspectiva”, destinado a promover, com alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio, reflexões a respeito dos caminhos que eles podem percorrer futuramente. A ideia do projeto foi ajudá-los a construir um repertório de informações que possam auxiliá-los em suas escolhas, especialmente relacionadas a projetos futuros de formação. Os alunos foram divididos em dois grupos mistos e participaram de seis encontros.

As responsáveis por coordenar o projeto foram as orientadoras educacionais Claudia Meletti e Cidinha Tebecherani, com o suporte da coordenadora do Serviço de Orientação Educacional, professora Elenice Ziziotti. Em meio a diversas ações lúdicas, envolvendo escrita, poesia, músicas, vídeo e trechos de filmes, os participantes debateram diversos aspectos da vida. Falaram, por exemplo, em planejamento – constatando que não é tão fácil haver organização para obter conquistas – e também refletiram sobre seus estilos de vida.

A orientadora Cidinha enalteceu a participação dos alunos nas diferentes atividades. “Desenvolvemos ações especiais para que os encontros fossem bem diferentes daquilo que eles viam em sala de aula. Os alunos que vieram estavam realmente interessados em conhecer a mensagem que tínhamos para transmitir”, afirmou. “Eles avaliaram muito bem as atividades, argumentando que os encontros os ajudaram a abrir a cabeça. Viram a importância de entendermos como organizamos o nosso tempo, e viram, estando em grupo, que eles não estavam sozinhos em suas angústias.”

Esse interesse decorreu do desejo dos alunos em observar a vida sob outras perspectivas, como explicou a orientadora Claudia Meletti. “Sabemos que cada um deles tem suas próprias vontades, seus repertórios, mas todos buscavam mais autoconhecimento. A proposta era mostrar a eles como eles mesmos se viam, como imaginavam seus estilos de vida, e ajudá-los a pensar no futuro. Pensando na orientação profissional, sempre lembramos que a decisão é sempre deles, e não nossa”, disse.

O projeto deve ter a sua segunda edição realizada em 2015, tanto com turmas novas quanto com turmas formadas pelos participantes de 2014.