Português Italiano Inglês Español
Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Home / Destaque / Ensino Fundamental II / Institucional / Notícias

Dante na mídia: alunas falam sobre a Nasa para o Estadão

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 24 de outubro de 2019

No dia 18 de outubro, as astronautas Jessica Meir e Christina Koch, da Nasa (Agência Espacial Americana), fizeram história ao protagonizar a primeira caminhada espacial 100% feminina. A missão cumprida por elas, que consistia na troca de uma peça de carga/descarga de bateria na Estação Espacial Internacional (ISS), foi transmitida ao vivo pela internet e durou mais de sete horas.

Esse feito inspirou mulheres e meninas no mundo inteiro, incluindo duas alunas do Dante: Sofia Palma de Ávila Reis, do 9º H, e Laura D’Amaro Bittencourt Pereira, do 9º C, que em 2017 e 2018 participaram juntas de uma competição estudantil com um projeto que foi selecionado e enviado pela Nasa à ISS para experimentação, em um foguete da SpaceX (de Elon Musk), para testar um cimento verde com composição mais leve, que poderia ser utilizado para construções no espaço e até na colonização de Marte e que foi desenvolvido pelas alunas e por mais dois colegas. O projeto foi resultado de uma parceria entre o Dante e a Missão Garatéa, coordenada pelo engenheiro espacial Lucas Fonseca.  A iniciativa de Lucas fez parte da 12ª edição do Programa de Experimentos Espaciais para Estudantes (SSEP), ação do governo dos EUA em conjunto com a Nasa. Foi a primeira vez que uma comunidade fora da América do Norte fez parte do programa.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, as meninas contaram como surgiu o interesse por ciência espacial, o que sentiram vendo a dupla de astronautas em missão e como foi fazer parte de uma minoria feminina nessa área. Clique aqui para conferir a matéria na íntegra.

Categorias: Destaque, Ensino Fundamental II, Institucional, Notícias