Dante leva alunos para sede da Google em São Paulo

Publicado em 24 de fevereiro de 2016 às 12:00

Alunos do Colégio Dante Alighieri visitaram, em 19 de fevereiro, a sede da Google em São Paulo. Além deles – um grupo de oito alunos vencedores da última edição do Dante in Company, atividade especial do Dante High School realizada em 27 de outubro de 2015 – estavam presentes a coordenadora do programa extracurricular de inglês, professora Rossella Beer, a professora Pâmela Viviam Zuccari Silva e o professor Michael Clarke.

Na ocasião, os alunos – que, na competição de 2015, integravam as equipes BlueSky e Eduquiz – conheceram a sede paulistana da gigante de tecnologia em companhia de Alexandre Campos, responsável pela área de projetos educacionais da empresa. “Os alunos também puderam contar suas experiências e ideias apresentadas durante o Dante in Company”, explicou a professora Pâmela.

“Alexandre destacou que a empresa se esforça para oferecer tecnologia que possibilite a comunicação, o trabalho em equipe e a resolução de problemas, justamente as três competências que as maiores empresas no mundo procuram em seus candidatos. São as mesmas competências que o Dante procura estimular em seus alunos, como no desafio do Dante in Company”, comentou a professora Pâmela, acrescentando que Dante e Google estreitaram ainda mais o relacionamento após a aquisição de 66 Chromebooks para uso no programa da High School.

Dante in Company

O tema da edição passada do Dante in Company foi “Refúgio”. Para introdução no assunto, os alunos estudaram questões sociais relacionadas à imigração no Brasil, em especial narrativas que retratam a busca por refúgio. Para enriquecerem o conhecimento, os dantianos também visitaram o instituto Adus, organização não governamental, fundada em 2010, que dá suporte a refugiados de diversos países.

Em 2015, a competição no Colégio contou com quatro jurados: além do ex-aluno João Victor Pereira Silva, o Dante recebeu Fabio Porcel e Melina Konstadinidis, vice-presidente e chief strategy officer do Grupo Nexo, respectivamente, além de Carlos Shimura Junior, que cursa Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas e desenvolve projetos na área de empreendedorismo social. Fabio e Melina foram primeiro e segundo colocados na segunda edição do reality show “O Aprendiz”, realizado em 2003. Cinco grupos participaram dessa edição do desafio. Um dos vencedores, o BlueSky, foi composto pelos alunos Dante Chiarini Volpato, Giancarlo Liceu Caporrino e Pedro Lages Mansur Valdetaro. Eduquiz, a outra equipe vencedora, foi composta por Ana Clara Oliveira Silva, Fabiana Chatziefstratiou, Gabriela Suzuki Cianflone, Helena Borges de Siqueira e Rodrigo Marques Tibério.

Ambos os grupos desenvolveram soluções destinadas à ampliação da visibilidade da causa dos refugiados no país e à integração dessas pessoas na sociedade brasileira. Ainda que esse seja um tema com maior espaço atualmente, principalmente pela existência de grandes conflitos, como o da Síria – que começou há aproximadamente cinco anos e já contabilizou pelo menos 220 mil mortes (de acordo com a ONU), levou mais de 4 milhões de pessoas à condição de refugiados e deixou mais de 6,5 milhões de desalojados –, é evidente que trabalhos de conscientização são essenciais para se contrapor à difusão de discursos xenófobos uma mensagem de conciliação e tolerância.

Para mais informações sobre a competição, clique aqui.