Dante leva alunos ao Museu Afro Brasil

Publicado em 15 de dezembro de 2014 às 11:05

Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental foram, no decorrer de outubro, ao Museu Afro Brasil, espaço que, localizado no Parque Ibirapuera, destaca a perspectiva africana na formação do patrimônio, da identidade e da cultura brasileira, celebrando a memória, a história e a arte nacional e afro-brasileira. A visita foi organizada pela coordenadora do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, professora Symone Oliveira, em parceria com a coordenadora do Departamento de Arte, professora Maria Beatriz Perotti.

O museu oferece um vasto acervo cultural, além de uma programação que varia constantemente. Também há, na agenda do espaço, o oferecimento de atividades educativas especiais, entre as quais ações práticas, como ateliês, e teóricas, como rodas de conversa.

As áreas com exposições de longa duração do museu têm uma série de espaços destinados a temas específicos ligados à cultura afro-brasileira, vários dos quais visitados pelos alunos do 4º ano. Um deles, chamado ‘África’, é dedicado à riqueza cultural, histórica e artística dos povos africanos. Lá, há peças com diversas funcionalidades e concepções estéticas, revelando a diversidade e tecnicidade da cultura do continente (há peças de vários países, entre os quais Costa do Marfim, Camarões e Nigéria).

Outro espaço, ‘Trabalho e Escravidão’, aborda as tecnologias trazidas pelos africanos escravizados, tanto no ambiente rural quanto no urbano – práticas de grande influência no desenvolvimento dos ciclos econômicos. Em ‘Religiosidade Afro-Brasileira’, abordam-se religiões e cultos brasileiros com raízes africanas pela exibição de uma considerável iconografia. As outras áreas se chamam ‘História e Memória’, ‘Sagrado e Profano’ e ‘Artes Plásticas’.