Dante lança programa de incentivo a estudos nos EUA

Publicado em 31 de outubro de 2014 às 12:51

O Colégio Dante Alighieri apresentou, em 15 de setembro, um projeto cuja proposta é alavancar o potencial dos alunos dantianos interessados em estudar no exterior. Nomeado “A caminho da Universidade – Módulo Internacional”, o projeto dará a alunos da 2ª série do Ensino Médio a oportunidade de, por meio da participação em atividades de caráter científico e cultural, assegurar ao final do percurso escolar um currículo vitae diferenciado, com maior capacidade de se destacar na seleção de universidades estadunidenses. Na mesma noite, as 20 vagas foram preenchidas. A primeira edição do programa começou no próprio mês de setembro e terminará em junho de 2015.

A coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza e Biologia, professora Sandra Tonidandel, é a responsável pela iniciativa. Ela também coordena o programa Cientista Aprendiz, do qual já participam os alunos recém-inscritos no módulo internacional, e cujas atividades também integram a nova proposta. Ou seja: o trabalho com a pré-iniciação científica, atendendo a fatores como a resolução de problemas, a criatividade, a inovação e a metodologia científica, é de certa forma reforçado e articulado com a exposição dos alunos ao cenário do que se produz científica e culturalmente no mundo, estimulando-os.

Dessa forma, em parceria com o programa Dante High School, coordenado pela professora Rossela Beer, os alunos participarão de atividades destinadas ao aprimoramento da comunicação em inglês e do conhecimento cultural dos Estados Unidos, principal foco do programa. Os professores Fernando Campos de Domênico e Paula Reis Galvão conduzirão os encontros semanais.

Durante o encontro, a professora Sandra apresentou dados relacionados ao Cientista Aprendiz, programa que tem atraído uma crescente participação dos dantianos: em 2006, no primeiro ano de atividade, cinco projetos foram inscritos. Em contraste, neste ano, o total foi de 56 projetos. O número de alunos participantes cresceu de 33, em 2006, para 100, em 2015. Ao longo desses anos, os trabalhos de pesquisa do Colégio já conquistaram 119 prêmios, dos quais 96 nacionais e 23 internacionais (desses, oito foram conquistados na Intel Isef, maior feira de pré-iniciação científica do mundo).

Participando do módulo, os alunos terão a oportunidade de integrar feiras internacionais, como a Genius Olympiad, organizada pela State University of New York, e a London International Youth Science Forum, evento tradicional criado pelo Imperial College em 1959.