Dante inicia projeto multidisciplinar com EM

Publicado em 17 de março de 2014 às 14:00

Alunos da 1ª série do Ensino Médio foram apresentados, em 27 de fevereiro, a um novo projeto interdisciplinar do Colégio Dante Alighieri. Nomeado “Alguns retratos do Brasil: reflexões sociais, ambientais, econômicas e culturais”, o estudo envolverá diversas disciplinas no estudo de três regiões do país, estendendo-se, por isso, até o fim de 2014.

A primeira delas, e mais distante, é Brasília, para onde os alunos já costumam ir em decorrência de outro  projeto do Ensino Médio. A segunda é Paranapiacaba, distrito de Santo André surgido no fim do século XIX como residência de funcionários da empresa ferroviária responsável pelo transporte de cargas do planalto até o porto de Santos. A terceira região é a área conhecida como Lagamar, situada no Vale do Ribeira (sul do Estado de São Paulo e leste do Paraná), um dos maiores viveiros de espécies marinhas do mundo.

Cada turma será dividida em cinco grupos, que terão liberdade para escolher a região de estudo – a viagem aos pontos de observação é, no entanto, opcional. Os estudos incluirão análise do meio ambiente, descrição econômica e social, além do exame político e cultural das três localidades, segundo o coordenador do Departamento de Geografia, professor Everaldo Vellardi. Tudo isso deverá ser pensado com vistas à elaboração de ideias para combater as diferentes carências das regiões. “Os alunos coletarão dados e montarão um projeto maior para a resolução de um problema detectado nessas áreas”, resumiu o prof. Everaldo.

A coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza e Biologia, professora Sandra Tonidandel, explicou que esses estudos poderão resultar em projetos para a Feira de Ciências. “Fazendo uma análise profunda sobre o ambiente, e buscando as melhores ideias de intervenção, o resultado também poderá render grandes e bem elaborados trabalhos para apresentação em nossos eventos”, explicou.