Dante incentiva participação em “Circuito Olímpico de Matemática” e oferece preparo aos alunos

Publicado em 31 de março de 2017 às 12:49

Assim como já ocorre em outras áreas do saber, o Colégio Dante Alighieri passou, em 2017, a dar maior estímulo aos alunos para que participem das olimpíadas de Matemática, competições que os desafiam a explorar ao máximo o seu conhecimento na referida área.

Na terceira semana de março, 99 alunos participaram da primeira competição do ano, a Olimpíada Canguru de Matemática, que envolveu alunos do Ensino Fundamental II e Médio. Para essa prova, especificamente, os alunos tiveram, pela falta de tempo hábil, apenas um breve preparo oferecido pelos professores. No entanto, o Departamento de Matemática começou a realizar, já na semana seguinte, um treinamento especial destinado a atender, no decorrer do ano, alunos de diversas séries que participarão de atividades do chamado “Circuito Olímpico”, uma sequência de olimpíadas organizadas por diversos grupos.

O coordenador de Matemática, professor Milton Sgambatti Júnior, explicou que uma das propostas é aproximar os alunos da disciplina por meio da participação nessas disputas, muitas das quais internacionais, e oferecer suporte nos estudos. “A ideia é prepará-los para essas atividades, pois notamos que existe uma demanda por parte dos alunos que querem se aprofundar na área, e certamente trabalharemos para ajudá-los”, explicou.

“Tivemos 99 alunos que participaram espontaneamente da Olimpíada Canguru, e esse saldo é bastante positivo, pois quase não divulgamos a atividade aqui no Dante. Agora, começamos a oferecer atividades de maiores dimensões para ajudá-los e motivá-los em disputas futuras”, afirmou, fazendo menção, por exemplo, a duas olimpíadas já programadas, a internacional Matemática Sem Fronteiras e a Olimpíada de Matemática da Unicamp. Além disso, Milton revelou que, neste ano ainda, o Dante realizará a sua primeira Olimpíada Interna de Matemática.

Ao lado das questões ligadas ao aprendizado da disciplina, o professor destacou que a participação nessas olimpíadas, principalmente as internacionais, pode ajudar os alunos em seus planos para o ensino superior. “A participação em cada uma das competições também ajuda a enriquecer o currículo dos alunos, algo bastante importante inclusive para quem quer ingressar em universidades no exterior”, disse.