Dante faz homenagem a Lygia Fagundes Telles

Publicado em 19 de abril de 2013 às 14:20

O Colégio Dante Alighieri homenageou a escritora Lygia Fagundes Telles pelo seu 90º aniversário, comemorado no dia 19 de abril, por meio de uma mensagem escrita pelo presidente do Colégio, dr. José de Oliveira Messina, e pela coordenadora do Departamento de Língua Portuguesa, profª Maria Cleire Cordeiro.

Lygia foi a homenageada do Contando 2009, tributo conferido não só em reconhecimento ao conjunto da obra mas ao fato de que muitos alunos que participaram de edições anteriores do Contando utilizavam trechos de seus livros como base para a produção dos próprios textos. Naquele mesmo ano, alunos do Dante foram à Academia Paulista de Letras em uma celebração aos 100 anos da entidade e em homenagem à escritora.

A seguir, o texto que parabeniza a aniversariante:

“Queria Lygia Fagundes Telles

Em nome do Colégio Dante Alighieri, neste momento em que as glórias lhe abrilhantam a caminhada da vida e enriquecem nossas letras, e em que se mantém veemente seu estímulo para muitas gerações – que igualmente lhe rendem homenagens a seus pais, que nos presentearam com sua ímpar figura – aplaudimos esta data festiva de 19 de abril, quando a Deus dirigimos as orações para que a conserve entre nós, por tempos sem fim, com seu eterno talento e terno sorriso!

Querida escritora, nossa Escola, em 102 anos de existência, tem a honra de tê-la como nossa menina dos olhos. Por meio de sua obra, aprendemos a valorizar a vida, a sabedoria, o respeito, a generosidade, o amor. Temos lições de vida. Refletimos mais sobre nós mesmos. Aprendemos a elaborar ‘forças que nos farão plenos e verdadeiros’, segundo suas próprias palavras.

Aquela rosa, colhida na noite pelo seu jardineiro, viva e perfumada, acordou no dia do seu aniversário.

Parabéns, escritora amada.”