Dante homenageia funcionários por anos de dedicação

Publicado em 10 de novembro de 2014 às 12:34

O Colégio Dante Alighieri realizou, em 17 de outubro, uma festa para celebrar duas ocasiões: o Dia dos Professores, comemorado em 15 de outubro, e a tradicional homenagem aos funcionários do Dante que completaram 15, 25, 35 e 45 anos de casa. Ao todo, 39 funcionários foram homenageados pelo tempo de trabalho: foram 26 bótons de bronze, 11 de prata, um de ouro (para a professora Suely Lerner) e uma joia pelos 45 anos de dedicação (para a professora Laura Amary).

A gerente financeira do Dante, Ligia Beretta, que se aposentará no fim de 2014, também foi homenageada. Depois do discurso inicial do vice-presidente da instituição, dr. José Luiz Farina, o conselheiro José de Lorenzo Messina leu, em nome de seu pai (o presidente do Dante, dr. José de Oliveira Messina), uma mensagem em homenagem a todos os profissionais da instituição.

Posteriormente, o vice-presidente, dr. José Luiz Farina, fez um resgate histórico das definições do termo ‘professor’ sob a ótica de pensadores de diversas épocas, entre os quais Frank Gilles, Platão e Henry Adams. Citando o educador Salomão Becker, ele salientou que “professor é profissão, educador é missão”. “Obrigado por vocês existirem. Só chegamos aos 103 anos de história porque vocês estão aqui conosco”, afirmou.

A diretora-geral pedagógica do Dante, professora Silvana Leporace, destacou, em seu discurso, os desafios e oportunidades encontrados no decorrer de 2014. Falando do lançamento do livro “Dante de portas abertas: relato de práticas exitosas” e do engajamento de educadores e educandos em propostas inovadoras, ela comentou a importância de os profissionais se disporem a reaprender cotidianamente. “Os educadores precisam estar sempre prontos para aprender, desaprender e reaprender no seu dia a dia. E tenho a certeza de que o Dante pode contar com uma equipe que está sempre em busca da excelência em todo o trabalho desenvolvido”, afirmou.

“Agradecemos a dedicação e o empenho de cada um de vocês – e do conjunto de todos os profissionais – para juntos encontrarmos caminhos cada vez mais produtivos na formação de nossas crianças e jovens”, complementou a professora Silvana.

A professora Verônica Cannatá, escolhida para discursar em nome de todos os professores, parabenizou não só os docentes, mas os funcionários de todas as áreas do Dante pelo trabalho desempenhado para manter a infraestrutura da instituição funcionando com excelência. “Hoje, eu falo em nome de um grupo. De um grande grupo. E ao olhar agora para ele, eu me emociono. Quanta gente boa aqui reunida, quanta gente competente, quanta gente querida. Que sorte têm os alunos desta escola”, afirmou, despertando calorosos aplausos.

A professora Suely Lerner, que completou 35 anos de Dante, também discursou. “Esse é um momento de reflexão sobre quem eu sou. E, nessa ocasião, agradeço, em primeiro lugar, às pessoas que eu amo. Também agradeço às pessoas que me conquistaram e que eu conquistei nesses 35 anos. E, é claro, agradeço a esta escola, que, de modo inexplicável, é parte de quem eu sou”, disse.

A professora Laura Amary, em suas palavras de agradecimento, ressaltou igualmente a convivência com a comunidade do Dante e o aprendizado conquistado no decorrer de sua carreira. “Aqui eu me sinto acolhida, com essas pessoas tão especiais, que me fizeram crescer como profissional e como pessoa”, disse.

Até o fim do evento, dois grupos realizaram apresentações musicais: um deles foi composto por professores do Departamento de Música (todos receberam bótons), e o outro, chamado “Com açúcar, com afeto”, foi formado por professores de diversas disciplinas.

A seguir, a lista de todos os homenageados pelo tempo de casa:

Adilson Brito dos Santos

Agenaro de Souza Lima