Dante ganha Selo de Acessibilidade Arquitetônico

Publicado em 24 de outubro de 2018 às 12:45

No dia 23 de outubro o Colégio Dante Alighieri recebeu o Selo de Acessibilidade Arquitetônico. O documento foi entregue pela presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), a arquiteta Silvana Cambiaghi, para o presidente do Dante, dr. José Luiz Farina, o diretor financeiro João Ranieri, a diretora financeira Milena Montini e o gerente-geral administrativo, Marcio Usmari. “Nós temos quatro entradas aqui no Dante, uma para cada rua do quarteirão, e todas são acessíveis. Receber o selo para nós é uma grande honra”, disse João Ranieri.

A CPA é um órgão colegiado da Prefeitura de São Paulo vinculado à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência; e o Selo de Acessibilidade é um documento regulamentado pelo decreto nº 45.552/2004 que pode ser concedido para edificações novas ou já existentes, públicas ou privadas, que garantam acessibilidade para pessoas com deficiência. Instituída em 2009, a CPA tem como missão consultar e deliberar assuntos que incluem acessibilidade em edificações, logradouros, mobiliário urbano, transporte e comunicação. Contando com engenheiros e arquitetos entre seus membros, a comissão realiza vistorias e análise de projetos e coordena ações integradas nas diversas secretarias da administração municipal para a eliminação de barreiras arquitetônicas e de comunicação na cidade. Também estiveram presentes as arquitetas Mel Gatti de Godoy Pereira, representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e responsável técnica pelo projeto de acessibilidade do Colégio; e Maria Luisa Oieno de Oliveira, representante da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB).

“O Dante é a tradição aliada com a inovação. Nunca paramos no tempo nem vamos parar. Eu tenho deficiência auditiva e estudei minha vida toda aqui, fui um caso de inclusão do Colégio”, contou o dr. Farina. “Quando eu era criança as escolas não eram acessíveis para cadeirantes, mas hoje a oportunidade para as pessoas com deficiência é muito maior. A iniciativa do Dante é incrível, pois mostra a preocupação da instituição em oferecer para todas as crianças uma educação de excelência”, elogiou Silvana.