Dante faz nova entrega de tablets a alunos

Publicado em 15 de abril de 2013 às 18:01

O Colégio Dante Alighieri realizou, nos dias 9, 10 e 11 de abril de 2013, a cerimônia de entrega de tablets a alunos da 1ª série do Ensino Médio, que ingressaram, neste ano, no programa Dante Tablet. Os eventos foram realizados no auditório Miro Noschese na presença de familiares dos dantianos.

Desse modo, os alunos da 1ª série juntam-se aos da 2ª série do Ensino Médio, que receberam o equipamento no ano passado. A medida amplia, assim, o uso de tablets de última geração no dia a dia escolar. De fato, o número desses dispositivos no Colégio dobrou em comparação a 2012, passando das 600 unidades para uso dos alunos que participam do Dante Tablet. Contando os demais tablets à disposição de professores e alunos para a realização de atividades associadas a uma maior mobilidade, o número sobe para 700.

Todos os encontros foram abertos com a exibição de um vídeo com depoimentos de professores e alunos sobre o projeto, em que se ressaltavam as vantagens e as responsabilidades que cercam o programa. Esse mesmo vídeo já fora apresentado aos alunos no ano passado, como forma de prepará-los e incentivá-los para o uso adequado dessa nova tecnologia.

Em um dos depoimentos, o coordenador do Departamento de Física, prof. Renato Laurato, destacou que o uso de novos recursos tecnológicos demanda novas práticas em sala de aula. “Agora, os alunos constroem a aula com o professor. Eles também são grandes responsáveis pelo enriquecimento do que é feito em sala, pois eles podem trazer boas informações de casa. Desse modo, a resposta não está mais apenas nas mãos do professor”, explicou.

Encarregada dos trabalhos da cerimônia, a coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional, profª Valdenice Minatel, enfatizou, em seu discurso, a necessidade de uma postura responsável no uso dos tablets. “Há de se trabalhar com seriedade, pois o tablet será usado como uma ferramenta de ensino e aprendizado, e não como brinquedo. Para isso, devemos trabalhar com um olhar crítico e usá-lo de forma criativa”, afirmou. Ela também destacou que essa é uma ferramenta cada vez mais utilizada no mercado de trabalho, o que torna a sua inserção na educação básica ainda mais relevante, dada a importância de preparar os alunos para essa nova realidade.

Valdenice também destacou que a inserção dos tablets em sala de aula não comprometerá o roteiro habitual das aulas. “Nada do planejamento foi cortado. O que está ocorrendo é a integração da tecnologia ao que já é dado. O projeto não conta com a exclusão de modelos, e sim com a coexistência entre lápis, canetas, cadernos, tablets e livros”, explicou a professora.

Destacando o pioneirismo do Dante no uso de novas tecnologias digitais, a professora Valdenice apresentou uma linha do tempo com as ações do Colégio nessa área. Inaugura essa linha, em 2006, a introdução do Moodle, plataforma on-line utilizada por escolas e universidades do mundo todo. No Brasil, o Dante foi a primeira escola de educação básica a aderir ao recurso; em 2008, toda a área do Colégio ganhou sinal wi-fi; em 2009 e 2010, o Colégio adquiriu netbooks em número suficiente para, primeiro, atender aos alunos individualmente em laboratórios e, em seguida, em salas de aula; em 2011, começaram os testes do Dante Tablet com uma turma da 1ª série do Ensino Médio; em 2012, o uso dos tablets se estendeu a todas as salas da 1ª série do Ensino Médio, e, no ano seguinte, às salas da 1ª e da 2ª série.

Comitê gestor discente

No decorrer da apresentação, a professora Valdenice destacou, também, os trabalhos de dois comitês, sendo um formado por docentes e outro por discentes, para avaliar o uso dos tablets em sala de aula. O comitê discente é composto por alunos que participam mais empenhadamente do Dante Tablet e estão dispostos a se reunir semanalmente para debater novas propostas e examinar ações potencialmente benéficas ou prejudiciais utilizadas no decorrer do ano.

O convite para participar do grupo foi estendido aos novos integrantes do Dante Tablet. Os interessados deverão buscar informações no Departamento de Tecnologia Educacional, na sala 10 do edifício Leonardo da Vinci. A ideia é aproveitar as habilidades dos alunos no uso desses aparatos para aprimorar a aplicação das novas tecnologias na escola. “Eles são nativos digitais, e, com isso, podem trazer grandes ideias. Aliás, a verdade é que nós podemos aprender muito com os alunos”, explicou.

Os alunos do comitê, por sinal, chamam a atenção pela maturidade com que lidam com esta nova realidade das salas de aula e com a responsabilidade de intermediar o diálogo entre docentes, discentes e as empresas que atendem o Colégio.

No ano passado, por exemplo, eles participaram de uma reunião com representantes da área pedagógica, do setor de tecnologia educacional e das editoras que oferecem material digital ao Dante. Na ocasião, os estudantes cobraram um diálogo mais profundo entre os fornecedores de conteúdo e o público-alvo, a fim de que as empresas pudessem identificar mais facilmente as eventuais deficiências no material produzido por elas atualmente.