Dante entrega iPads a alunos da 1ª série do EM

Publicado em 7 de março de 2014 às 15:48

O Colégio Dante Alighieri realizou, nos dias 24, 25 e 27 de fevereiro, a cerimônia de entrega de tablets a alunos da 1ª série do Ensino Médio. O uso desse dispositivo está subordinado ao programa Dante Mobile, que, entre outras finalidades, busca amplificar com eficiência o uso de recursos digitais na educação. Agora, todos os alunos do Ensino Médio estão utilizando tablets.

Na ocasião, alunos e familiares assistiram à apresentação realizada pela coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional, professora Valdenice Minatel, responsável pela introdução das ferramentas digitais no Dante.

Após explicar a política de segurança dos tablets (que ficarão com os estudantes por contrato de comodato), a professora traçou o panorama do uso dessas tecnologias: as lousas digitais começaram a ser usadas em 2002; o Moodle foi adotado em 2006; em 2008, iniciou-se o uso da tecnologia Wi-Fi; em 2009 e 2010, os netbooks passaram a ser usados em regime 1:1 nos laboratórios e nas salas de aula, respectivamente; em 2011, os tablets foram inseridos experimentalmente em sala de aula e iniciou-se a formação continuada de professores para o uso dessa ferramenta; em 2012, o programa Dante Tablet (que agora faz parte do Dante Mobile) foi estendido a toda a 1ª série do Ensino Médio e criou-se o comitê gestor discente; em 2013, a 1ª e a 2ª série do Ensino Médio estavam usando tablets diariamente; em 2014, todas as turmas do Ensino Médio passaram a usar os tablets do Colégio.

A professora Valdenice destacou o grande desafio existente em inserir esse tipo de ferramenta em sala de aula, em particular a dificuldade pela falta de foco das empresas no âmbito educacional. “É importante dizer que os aparatos que estamos utilizando não foram lançados com as empresas pensando na escola, e sim no mercado. Olhar e adaptar o uso dos tablets não é tão simples, pois eles foram feitos sob a lógica do consumo de informação, e, na escola, devemos atentar a outras frentes possíveis por meio deles”, disse.

Em reforço à relevância do protagonismo dos alunos com essas ferramentas, ela lembrou que a equipe do comitê gestor discente, com quem Valdenice se reúne semanalmente, promove debates sobre o aprimoramento do uso das novas tecnologias em sala de aula. “Temos o Clube do App, por exemplo, espaço destinado aos alunos para o teste de potenciais ferramentas para uso em aula. Os próprios alunos também podem desenvolver aplicativos, a exemplo do estudante Thales [Giriboni], que produziu uma agenda integrada para o compartilhamento de compromissos e atividades de cada sala”, explicou.