Dante é convidado a participar de plataforma aberta de práticas educativas em cidadania digital

Publicado em 2 de setembro de 2020 às 17:13
Categorias:
Fonte: Pilares do Futuro

No dia 5 de agosto o site Pilares do Futuro, do Instituto Educadigital, foi lançado. Trata-se de uma plataforma gratuita e de código aberto com foco na divulgação de boas práticas educativas sobre cidadania digital.

O Colégio Dante Alighieri foi convidado a fazer parte da organização desse projeto por sua vanguarda no uso responsável e ético da tecnologia, inclusive pelas abordagens trazidas no Programa de Cidadania Digital. A professora Verônica Cannatá, coordenadora de Tecnologia Educacional do Colégio, explica que “a matriz curricular de tecnologia educacional do Dante, da Educação Infantil ao Ensino Médio, permeia a ação do cidadão, também em ambiente virtual, propondo reflexões sobre rastro digital, riscos na Internet, redes sociais, fake news, bullying e cyberbullying, refinamento de pesquisa, marco civil da internet, curadoria digital, produção de conteúdo, entre tantas outras coisas”.

Mas qual é a importância do Pilares do Futuro afinal?

A plataforma foi criada a fim de apoiar educadores na criação e no desenvolvimento de práticas educativas sobre cidadania digital. O nome remete aos quatro pilares apontados no documento da Unesco “Educação, um tesouro a descobrir”, de 1999, que considera as transformações pelas quais a sociedade passa, sendo eles: aprender a aprender; aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser.

Priscila Gonsales, diretora-fundadora do Instituto Educadigital e uma das cocriadoras do Pilares do Futuro, explica que cidadania digital nada mais é do que um conceito que envolve o exercício da cidadania, ou seja, direitos e deveres da vida em sociedade, porém aplicados no ambiente digital, que é marcado por novas possibilidades de comportamento e convivência.

Para ela, a importância de ter um espaço como o Pilares do Futuro se dá pelo fato de que, apesar de existir muitos materiais de qualidade sobre temas como o combate ao cyberbullying, segurança on-line e afins, existem poucas fontes de práticas sobre como efetivamente criar uma experiência em sala de aula ou com grupos de estudantes sobre comportamento saudável em rede, incentivando a reflexão para o uso seguro, consciente e responsável desses espaços virtuais.

Por isso, a proposta da plataforma também tem como objetivo:

• Identificar e disseminar boas práticas que já estão sendo implementadas em algumas escolas e inspirar outras;
  • Mostrar como os materiais de apoio disponíveis podem ser utilizados no planejamento e na implementação de boas práticas educativas;
  • Incentivar a autoria de professores e alunos na criação e no compartilhamento de boas propostas de práticas nessa temática;
  • Promover a cultura de colaboração entre escolas em torno de um bem comum — promoção da cidadania, também em ambiente digital.

Inspirações

Dentre o quadro de inspirações do Pilares do Futuro, está a professora Valdenice Minatel, diretora-geral educacional do Dante, que é mestra e doutora em Novas Tecnologias pela PUC de São Paulo. Priscila afirma que antes do lançamento oficial do projeto, os organizadores procuraram pessoas com pesquisas e trabalhos relevantes dentro da área para realizar entrevistas. “Queremos que os professores tenham bastante material que possa servir de incentivo e gerar insights para criarem práticas e projetos”, conta.

No bate-papo publicado no portal Educadigital, a professora Valdenice expõe sua visão sobre a importância da educação para a cidadania digital: “a escola tem o dever, a responsabilidade e, ainda bem, o papel de construir junto com a sociedade essa cidadania para que nós tenhamos pessoas cada vez mais empoderadas no sentido de poder atuar no meio em que vivem, na comunidade em que atuam. Não somente ajudando mas também mudando este mundo para um mundo melhor e mais justo”.

Como fazer parte?

O Pilares do Futuro está com sua primeira chamada aberta, até 4 de outubro, para que pessoas compartilhem suas práticas educativas. Desde seu lançamento, a plataforma já recebeu 30 práticas que serão revisadas e publicadas pelo comitê curador. Caso você trabalhe ou tenha projetos na área, cadastre-se acessando o site. Lá você também encontra materiais, recursos e curso de formação para elaborar práticas de cidadania digital em escolas e demais instituições.