Dante conquista certificado inédito de Centro de Preparação para os exames de Cambridge

Publicado em 19 de junho de 2023 às 13:32
Categorias: , ,

Como resultado de ações voltadas ao aprimoramento do ensino da língua inglesa, o Dante conquistou pela primeira vez, no início de junho, o certificado de “Preparation Centre” (Centro de Preparação), concedido a instituições que realizam ao longo do ano 50 ou mais exames de proficiência Cambridge English, um dos testes mais importantes que comprovam a capacidade de se comunicar no idioma.

Administrada pela Cambridge Press & Assessment Brasil, da prestigiosa Universidade de Cambridge, a certificação é válida por um ano e foi entregue no dia 3 de junho. Na ocasião, o Colégio aplicou aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental o modelo integrado de exame, caracterizado por ter os custos de inscrição arcados pela instituição promovedora e por ter no mínimo 50 candidatos em uma mesma prova.

Para obter o certificado, o Dante cumpriu uma série de requisitos estabelecidos pela universidade britânica, como carga horária ampla e formação e qualificação do quadro docente. Os professores do Departamento de Inglês, por exemplo, apresentam todas as certificações exigidas por Cambridge, tanto as de proficiência da língua inglesa como as de metodologia, com as quais é possível ensinar o idioma até em outros países.

“A certificação representa um grande avanço para o Colégio. Não são todas as escolas que têm uma estrutura que possibilita o título de centro aplicador, uma vez que são várias as exigências para que se alcance esse status”, afirma a coordenadora de inglês do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio, professora Milena Carmona.

Certificado de Centro de Preparação para os exames de Cambridge

Um inglês forte

Vitalícios e reconhecidos internacionalmente, os certificados de proficiência de Cambridge oferecem diversos benefícios para os alunos: além de fortalecer candidaturas para universidades do exterior, eles abrem portas para o mercado de trabalho global. Por isso, o ensino do inglês no Dante conta com uma estrutura robusta que envolve materiais pedagógicos e métodos de avaliação modernos que acabam por preparar os estudantes para os exames.

Como resultado, os jovens dantianos apresentaram um ótimo desempenho nos testes do ano passado, com alto índice de aprovações. “Estamos dando a oportunidade para que todos se formem com uma certificação internacional, e isso é muito rico e vai ao encontro da filosofia do Colégio”, afirma a professora Milena.

Em parceria com o São Paulo Open Centre, o Dante aplica os exames de Cambridge desde 2016. Além do B1 Preliminary, destinado aos alunos do 9º ano, o Colégio realizará ainda em 2023 o B2 First e o C1 Advanced, respectivamente para os estudantes da 1ª e 2ª séries e 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

A diretora-executiva do São Paulo Open Centre, Fátima Trindade, parabenizou o Dante pela certificação conquistada. “Sua instituição vem fazendo um trabalho muito significativo que, com certeza, está impactando sensivelmente na aprendizagem da língua inglesa de seus estudantes. É um prazer ter a sua instituição como nossa parceira! Parabéns à equipe gestora, docente e discente por mais esta conquista!”, escreveu a diretora por e-mail.

, ,