Dante conquista 11 prêmios na Febrace

Publicado em 20 de março de 2013 às 15:04

Com seis projetos finalistas na 11ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada entre 12 e 14 de março de 2013, a equipe do Colégio Dante Alighieri conquistou 11 prêmios, entre troféus, certificados e credenciais para eventos nacionais e internacionais. Entre os principais prêmios, destacam-se duas medalhas de ouro e duas de prata.

A feira, que dá ênfase à divulgação de projetos para a solução de problemas sociais, contou com mais de 1,5 mil trabalhos enviados, dos quais 325 foram selecionados como finalistas. Entre eles estavam os projetos do Dante, elaborados por alunos do Cientista Aprendiz. Esse número, vale dizer, corresponde ao limite máximo de trabalhos que uma instituição pode apresentar no evento.

Do grupo de finalistas do Colégio, dois projetos levaram a medalha de ouro nas respectivas categorias: “Modificação da capacidade tronco das células mesenquimais humanas: a relação entre a positividade da Beta-Catenina com a proliferação e especialização celular”, de Laura Rudella Tonidandel, da 3ª série do Ensino Médio, que conquistou a primeira colocação em Ciências da Saúde em categoria individual, e “Pomada à base do extrato da planta Bauhinia forficata: avaliação da estabilidade e eficácia na cicatrização de lesões cutâneas de animais diabéticos”, de Renata Colla Thosi e Walter Von Söhsten X. Lins, ambos da 3ª série, que conquistaram o prêmio em Ciências da Saúde para trabalhos em grupo.

Ambos os projetos também renderam aos autores a tão esperada credencial para participação na Intel ISEF, uma das maiores feiras de ciências do mundo. A propósito, a Febrace concedeu apenas nove credenciais para o evento, que será realizado entre 12 e 17 de maio em Phoenix, Arizona, nos Estados Unidos. Levando em conta que a aluna da 3ª série do Ensino Médio Bianca Spina Papaleo também conquistou, na última Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (27ª Mostratec), uma credencial para a ISEF, o Dante deverá enviar à feira no Arizona quatro alunos autores de três projetos. Outro sinal de excelência no desempenho do grupo do Dante é o fato de alunos e professores estarem fazendo parte da delegação brasileira na grande feira pelo quinto ano consecutivo.

“É sempre emocionante ver o reconhecimento como resultado de nosso intenso trabalho, ainda mais pelo fato de os trabalhos da Febrace estarem cada vez melhores. Hoje é muito mais difícil ganhar um prêmio do que há alguns anos”, explicou a coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza e Biologia, profª Sandra Tonidandel, lembrando também da emoção dos alunos e professores no segundo dia de premiação de Febrace, realizada no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP.

Os alunos Richard Roberts e Larissa Pereira Marques, da 3ª série do Ensino Médio, ficaram com o segundo lugar em Ciências Biológicas em grupo. Eles apresentaram o projeto “Detecção rápida de genes de resistência de bactérias Gram positivas: elaboração de kit para detecção dos genes mecA, vanA e vanB a partir de um PCR Multiplex em Tempo Real”. O projeto também rendeu credenciamento para a participação da dupla na 28ª Mostratec, que será realizada em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, em outubro de 2013.

Vitor Martes Sternlicht, da 1ª série do Ensino Médio, ficou com a segunda colocação em Engenharia em projetos individuais com o trabalho “TEFE: Turbina de Energia Foto-Eólica”. Ele também ganhou credenciamento para a IV Mostra de Ciências e Tecnologia da Escola Açaí-MCTEA 2013, no Pará.

De acordo com a professora Sandra, as honrarias que o Dante recebeu possuem vários significados. “Independentemente dos prêmios, esta é uma prova de que eles estão se preparando para a vida. Eles souberam defender seus estudos frente a vários profissionais com mestrado e doutorado e argumentar utilizando recursos orais e escritos”, explicou a professora, dizendo também que, no caso mais extremo, um finalista do Dante recebeu 17 avaliadores no decorrer da feira.

Confira a lista e o resumo dos projetos premiados do Dante:

Renata Colla Thosi e Walter Von Söhsten X. Lins (3ª série do Ensino Médio)

Projeto: “Emulsão à base do extrato da planta Bauhinia forficata: avaliação da eficácia na cicatrização de lesões cutâneas de animais diabéticos” (veja o resumo do projeto clicando aqui)

Coorientadora: Carolina Lavini Ramos

1º lugar em Ciências da Saúde (Grupo)

3º lugar em Melhor Relatório

Vaga na Intel ISEF de 2013

Laura Rudella Tonidandel (3ª série do Ensino Médio)

Projeto: “Modificação da capacidade tronco das células mesenquimais humanas: a relação entre a positividade da Beta-Catenina com a proliferação e especialização celular” (veja o resumo do projeto clicando aqui)

Orientadora: Carolina Lavini Ramos

Coorientadora: Sandra Maria Rudella Tonidandel

1º lugar em Ciências da Saúde (Individual)