Dante celebra 67º aniversário da República Italiana

Publicado em 3 de junho de 2013 às 19:51

O Colégio Dante Alighieri realizou, no dia 3 de junho, a celebração do 67º aniversário da República Italiana, proclamada em 2 de junho de 1946. Na ocasião, alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental entoaram os hinos nacionais do Brasil e da Itália enquanto seguravam bandeiras dos dois países. Após a execução dos hinos, puderam ainda acompanhar três discursos.

O primeiro discurso do dia foi realizado pelo aluno Marco Di Natale, do 8º ano B. Em italiano, ele falou da celebração e da importância de se preservarem os princípios de democracia e a liberdade no Brasil e na Itália, e de como a solidariedade das populações é capaz de fazer os países superarem dificuldades.

Em seguida, o presidente do Colégio, dr. José de Oliveira Messina, discorreu sobre o reconhecimento da soberania da Itália como República. Ele também falou do acolhimento, aqui e na Itália, a pessoas que respeitam os limites políticos e sociais e falou da relevância da preservação da paz nos territórios. “Essa paz é tão desejada por países nos quais ela é aparentemente inalcançável que chega a ser invejável. O clima de paz é fundamental para se superarem dificuldades, mesmo as econômicas”, afirmou, destacando também, como exemplo, a saudável e pacífica relação entre Brasil e Itália.

O cônsul-geral da Itália no Brasil, ministro Mauro Marsili, fez o terceiro e último discurso do dia. Ele falou da importância do Colégio Dante Alighieri como referência no ensino e na preservação da cultura italiana. “Vocês ajudam a preservar as raízes profundamente italianas que existem em São Paulo desde a época em que a cidade começou a receber grandes números de imigrantes”, afirmou, destacando que São Paulo é fortemente marcada por traços provindos do país europeu, tanto sob aspectos milenares, como a influência da sociedade romana no mundo, quanto em expressões mais atuais, como a arquitetura de Lina Bo Bardi, que projetou o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp).