Dante apresenta programa de Ensino Médio italiano

Publicado em 24 de novembro de 2015 às 10:34

O Colégio Dante Alighieri realizou, nas noites de 3 e 17 de novembro, apresentações sobre o novo programa de ensino de língua na instituição: o Liceo Italiano. O programa terá uma grade curricular extensa – de 34 a 37 horas semanais, dependendo do ano – e garantirá ao dantiano uma dupla certificação ao término do Ensino Médio.

Serão quatro anos de estudos – começando no 9º ano, portanto –, durante os quais o aluno se dedicará ao currículo brasileiro e italiano intercaladamente durante a manhã e parte da tarde. O programa só terá início em 2017, para que os alunos interessados em participar dele passem por um curso preparatório gratuito em 2016 (durante o 8º ano).

Além das vantagens no aprendizado do idioma italiano, o aluno com o diploma do Liceo – certificado que será reconhecido pela União Europeia – poderá se candidatar a uma vaga no ensino superior tanto na Itália como em qualquer outro dos 27 países integrantes do bloco econômico.

A coordenadora do Departamento de Italiano, professora Angela Angoretto, e o diretor do Departamento de Educação do Consulado Geral da Itália em São Paulo, professor Augusto Bellon, se dispuseram a explicar o funcionamento do curso aos pais e alunos presentes nos encontros.

O professor Augusto explicou que o curso demandará grande dedicação por parte dos alunos, tendo em vista a ampla carga horária, mas também será de grande valia pelo benefício propiciado à formação pessoal. “Será um curso bem pesado, mas que não vai preparar o aluno só em termos gerais, mas como cidadão. É dever da escola transmitir esses conteúdos importantes, que ajudam a construir o cidadão do mundo”, disse.

Os alunos poderão aprender, em italiano, diversas disciplinas existentes no currículo brasileiro, como Matemática, Informática, Química, Biologia, Física, Filosofia, Sociologia, História e Geografia Brasileira. Eles também aprofundarão conhecimentos, no decorrer dos quatro anos, sobre a língua e a literatura italiana, a brasileira e a “estrangeira”, a qual abordará principalmente estudos da cultura inglesa.

Os interessados no curso poderão obter informações resumidas sobre o programa na Circular Nº 125, enviada recentemente às famílias e disponibilizada no HomeDante. Para mais detalhes, entrar em contato com a professora Angela pelo telefone 3179-4400, ramal 4199, ou pelo e-mail angela.angoretto@cda.colegiodante.com.br.

no images were found