Dante apresenta High School a possíveis alunos de 2013

Publicado em 27 de setembro de 2012 às 18:57

O Colégio Dante Alighieri realizou, em 27 de setembro, uma apresentação do Dante High School (curso em inglês aos moldes do currículo do Ensino Médio americano) a alunos que estarão no 9º ano em 2013 e aos pais interessados no projeto. A exposição ficou a cargo da coordenadora do Dante High School, profª Rossella Beer. Ela contextualizou o programa com referências à instituição responsável por sua organização, o Texas Tech University Independent School District (setor da Texas Tech University que responde pelo projeto).

A professora Rossella ressaltou que o Dante High School “não é um curso de inglês, e sim um curso em inglês”. “É como um segundo Ensino Médio, pois eles estudarão 17 disciplinas do currículo americano e sairão com uma formação dupla. As demais disciplinas são convalidadas no currículo brasileiro”, explicou.

O rigor do curso também recebeu destaque, a fim de lembrar a pais e alunos da necessidade de intensa dedicação às aulas. “O Dante High School vem trabalhar de um jeito americano, e o brasileiro não está acostumado com isso. Queremos que eles sejam grandes alunos, pois assim se tornarão, mais facilmente, grandes profissionais”, afirmou, ressaltando que o curso demanda três anos de estudos aprofundados.

Os presentes assistiram a vídeos de dois alunos realizando a primeira grande atividade do programa, chamada “My professional dream”. O exercício consiste na produção e gravação de um discurso, inteiramente em inglês, sobre o futuro profissional pretendido pelos alunos. O trabalho é enviado para avaliação à TTU-ISD.

Algumas das disciplinas estudadas foram abordadas. Entre elas estão Public Speech, English Literacture, Grammar and Writing, US History, Government, Economics, Business and Information Systems e Algebra & Geometry. Segundo a professora Rossella, essas matérias específicas servirão de auxílio aos futuros profissionais na condução de conversas de natureza técnica relacionadas a diferentes áreas do conhecimento.

A coordenadora do Dante High School ainda esclareceu sobre a eliminação da opção de se fazer o curso em dois anos, como ocorria anteriormente. “A universidade altera o currículo de tempos em tempos, e a última mudança tornará o curso mais pesado. Por isso, preferimos não trabalhar mais com a opção de concluir os estudos em dois anos”, explicou.

Os interessados em ingressar no Dante High School deverão participar de uma prova no dia 19 de outubro. O curso oferece 100 vagas, que serão divididas em até cinco turmas, cada qual limitada ao número de 20 alunos.