Currículo Italiano realiza última apresentação do ano com teatro e música para os pais

Publicado em 12 de dezembro de 2016 às 14:57

O Colégio Dante Alighieri realizou, na noite de 28 de novembro, uma apresentação muito especial dedicada às mães, pais e responsáveis: alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental que participam do Currículo Italiano prepararam para eles uma celebração de fim de ano. O evento também foi realizado como forma de estimular os alunos a trabalhar em equipe e permitir às famílias ver o desenvolvimento dos alunos no curso.

A primeira parte do evento consistiu em duas apresentações teatrais dos alunos do 1º e 3º ano, conduzidos pela professora Marina Perez.

Ambas tiveram temática parcialmente medieval, mas com histórias bastante diferentes: a primeira delas começou com um cientista que viajou para o passado, mas teve dificuldade de convencer a população do feito – para eles, o futuro “não existia”. Durante a viagem, o cientista acabou se envolvendo em questões delicadas relacionadas à conquista de poder e à manobra de algumas pessoas para ascender ao trono do reino em que viviam.

A segunda história falou de dois bebês que, depois de raptados, passam por certos desencontros na vida, mas que, com o tempo, começam a resolver esses impasses enquanto descobrem sua paixão pelo balé. Ao final, tanto os filhos quanto sua mãe – que por sinal era a rainha – se tornam uma família feliz e dedicada à dança.

Em seguida, alunos do 2º ano iniciaram as apresentações musicais, que se encerraram com uma cantoria feita por alunos das três séries. As três músicas tinham o Natal como temática: Sarà Natale se…, Buon Natale e È la notte di Natale.

Quanto à seleção das canções, a professora Ana Carolina explicou que a proposta era dar autonomia aos alunos, fazendo-os escolher por conta própria as músicas apresentadas no encontro. “Os alunos se apresentaram com muita vontade e união, e fizeram um trabalho maravilhoso”, disse, sem deixar de elogiar os pais pelo apoio aos pequenos dantianos. “Os pais também se envolveram muito no trabalho e vieram aqui prestigiar, com muita alegria, a apresentação realizada pelos filhos.”

A professora Marina, por sua vez, explicou que a proposta das peças teatrais surgiu basicamente do nada, durante atividades em sala de aula. “Usamos materiais simples, como uma caixa, uma lanterna e papel vegetal. Os alunos começaram a realizar as atividades com tanta empolgação, que acabaram desenvolvendo os personagens e as histórias apresentadas hoje”, explicou.