Confira os projetos do Dante que estão entre os finalistas da Febrace 2024

Publicado em 6 de março de 2024 às 10:22
Categorias: ,

Dois projetos do Cientista Aprendiz estão classificados para a etapa final da 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), maior mostra nacional de projetos de pré-iniciação científica. O evento, marcado para ocorrer entre os dias 18 e 22 de março na Universidade de São Paulo (USP), reunirá quase 500 estudantes da educação básica provenientes de todas as regiões do país. 

Os alunos que representarão o Dante na feira são Sofia Velasco e Pedro Henrique Guerreiro, respectivamente da 2ª e 3ª série do Ensino Médio. Eles concorrerão com outros 224 trabalhos finalistas, que foram selecionados entre 2.900 projetos inscritos – número recorde considerando os 22 anos da Febrace. 

“Acredito que os credenciamentos refletem a qualidade do trabalho que está sendo desenvolvido no Cientista Aprendiz. Também demonstram que estamos desenvolvendo pesquisas com grande potencial em nosso programa, além de estarmos incentivando nossos alunos a pensarem em soluções para os problemas atuais da sociedade”, avalia a professora Percia Barbosa, coordenadora assistente do Cientista Aprendiz. 

Alunos Sofia Velasco e Pedro Henrique Guerreiro representarão o Dante na Febrace 2024
Sofia Velasco e Pedro Henrique Guerreiro representarão o Dante na Febrace 2024

A maior parte dos projetos está atrelada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, de modo que os estudantes propõem soluções criativas para problemas reais e complexos de suas comunidades e do planeta. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de apresentar e discutir suas descobertas e inovações com cientistas de diversas áreas do conhecimento, além de interagir com professores, pesquisadores e visitantes. 

“A partir da participação na Febrace, os estudantes poderão aprimorar suas habilidades comunicativas, argumentativas, de socialização, entre outras. Também é uma oportunidade para que eles conheçam alunos de outras regiões brasileiras, ampliando seus respectivos repertórios culturais”, ressalta a professora Percia. 

Os autores dos melhores trabalhos, divididos em diferentes categorias, receberão prêmios como troféus, medalhas, bolsas de estudo e estágios. Assim como nos anos anteriores, serão selecionados nove projetos para a Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF), a maior e mais importante feira científica de nível pré-universitário do mundo, que será realizada em Los Angeles (EUA), entre os dias 11 e 17 de maio. 

Estudante: Sofia Kobayashi Velasco (2ª série F)
Orientadoras: Carolina Lavini Ramos Morais e Bianca Rocha Sales
Coorientadora: Marluce da Cunha Mantovani (pesquisadora parceira da aluna)
Título: Avaliação da biocompatibilidade in vivo e in vitro de um biomaterial inovador para encapsulamento de ilhotas pancreáticas
Resumo: A falta de métodos eficazes para induzir a tolerância imunológica e a manutenção do enxerto é um grande obstáculo para terapias baseadas em células. Diante disso, comumente ocorre a rejeição imunológica de células β-pancreáticas após a infusão, levando à sua baixa sobrevivência. O grupo de pesquisa NUCEL desenvolveu e patenteou um novo biomaterial (Bioprotect®) feito de alginato de sódio, além dos componentes da matriz extracelular (MEC), sulfato de condroitina e laminina, para o microencapsulamento celular. Porém, o acréscimo de MEC descelularizada na cápsula seria uma ideia pertinente para beneficiar ainda mais o funcionamento das ilhotas pancreáticas (grupo de células que engloba as β-pancreáticas). Esta incorporação constitui uma estratégia inovadora e promissora para a criação de um microambiente tecido-específico, que pode favorecer a vitalidade das células β. Portanto, este projeto visa aprimorar o uso de células β microencapsuladas como alternativa terapêutica para diabetes mellitus do tipo I. 

Estudante: Pedro Henrique Nicolosi Guerreiro (3ª série D)
Orientador: Wayner de Souza Klen
Coorientador: Michael Douglas Silva
Título: Desenvolvimento de um gerador eólico a partir de turbinas savonius
Resumo: Atualmente a geração de energia eólica tem sido cada vez mais explorada devido a suas propriedades e por ser uma energia renovável. É muito comum as turbinas serem instaladas em locais de fluxo contínuo de vento, porém tais turbinas necessitam, em sua maioria, de grandes áreas territoriais, que apresentam ventos com velocidade média de 30 km/h. No entanto, é possível observar em locais como aeroportos, estradas e composições ferroviárias a força de arrasto, que surge a partir do deslocamento do ar, o que atualmente não é aproveitado. Em vista disso, o objetivo do projeto consiste no estudo da eficiência das turbinas savonius, que permitem a geração de energia com fluxos de ar não constantes.

,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!