Como proteger crianças e adolescentes das drogas? Tema é debatido em encontro entre médica psiquiatra e pais; confira

Publicado em 10 de junho de 2022 às 10:10
Categorias:

Após a promotora Luciana Bergamo palestrar sobre os perigos que determinados ambientes oferecem a menores de idade, o Dante recebeu no dia 7 de junho a visita da médica psiquiatra Ana Cecilia Marques. O encontro, realizado no auditório Miro Noschese, deu sequência ao ciclo de debates promovido pelo programa “Escola da Família”, que visa estreitar os laços entre os membros da comunidade escolar.

Doutora em neurociências pela Unifesp, Ana Cecilia discorreu sobre os fatores de risco para doenças adquiridas em decorrência não só do contato com drogas lícitas e ilícitas mas também de maus hábitos, como o uso excessivo de tecnologias digitais. Além disso, ela falou sobre medidas preventivas e respondeu dúvidas de pais, mães e responsáveis.

Palestra Ana Cecilia Marques

“Há fatores de risco que levam às drogas, e eles vêm muito antes da adolescência. A idade média de experimentação no Brasil está entre 12 e 13 anos. Como evitar os fatores de risco é a chave. Se eu já conheço medidas que protegem, tenho que usá-las bem antes. Enquanto as crianças são pequenas, é possível incorporar proteção”, explica a psiquiatra.

Um desses fatores, como alerta Ana Cecilia, é o acesso facilitado a drogas lícitas, muitas das quais podem ser encontradas dentro de casa, como a cerveja e o cigarro. Por isso, embora valorize a escola como agente de orientação e educação, ela ressalta a importância da conversa e do olhar vigilante dos pais, sobretudo em um cenário em que a legislação costuma não prevalecer.

“É papel da escola instrumentalizar os pais, mas a prevenção é função do pai e da mãe”, afirma. “Existe uma lei de 1990 que já protege o adolescente, mas ninguém deixa de vender bebida para ele. Não basta a lei, tem que ter fiscal, e não existe fiscal suficiente, então esse trabalho é do pai e da mãe – eles são os melhores fiscais que existem”, reitera.

Diretora-geral educacional do Colégio, a professora Valdenice Minatel comemorou a participação ativa de pais e mães na palestra, em mais uma ação voltada para o bem-estar dos jovens dantianos. “A discussão é urgente e necessária. Estou muito feliz em ver rostos que estiveram na palestra da promotora Luciana Bergamo, ajudando-nos a fazer o projeto ‘Escola da Família’. A escola precisa estar muito conectada com a família – do contrário, nossa ação não chega aonde deve chegar. Este é o lugar em que os alunos vivem em harmonia, vivem de forma saudável e aprendem. E tudo isso integra um programa grandioso da escola.”