Comitê de Tecnologia é ponte entre alunos e Colégio

Publicado em 26 de julho de 2018 às 16:00

O Comitê Gestor Discente do Dante é um grupo de alunos do Ensino Médio que atua junto ao Departamento de Tecnologia fazendo uma ponte entre os estudantes e a escola. Os jovens se reúnem semanalmente com Valdenice Minatel, coordenadora-geral de Tecnologia, para discutir todo tipo de assunto que envolva o uso de tecnologia e inovações dentro do Colégio.

O comitê existe desde 2012 e, além de promover o diálogo entre os corpos docente e discente, também realiza alguns testes antes que o Dante passe a usar uma nova ferramenta. Os membros do grupo podem participar durante todo o período do Ensino Médio, mas os integrantes costumam mudar a cada ano. Atualmente, participam os alunos Ana Paula Bensi (3ª C), Eduardo Candeias (1ª D), João Sabino (1ª G), Julia Azevedo (1ª A), Marina Malheiros (3ª C), Pedro Ferros (2ª D) e Vinícius Segala (3ª E).

“É muito legal estar no comitê. É uma oportunidade única poder passar o que os colegas têm a dizer para a professora Nice e ter esse contato com o Departamento de Tecnologia, além do crescimento pessoal e de conhecimento”, diz Pedro. “Também é muito bom saber que temos voz dentro do Colégio e que podemos resolver os problemas e melhorar as coisas”, completa Julia. “O comitê é horizontalizado e funciona basicamente como um espaço de escuta. Meu papel é ouvir e buscar soluções junto com eles. A regra é que não podemos criticar sem pensar em uma solução. Temos que trazer críticas construtivas”, explica a professora Valdenice.

Em maio, o grupo esteve na Greenk, maior feira de tecnologia do Brasil, participando de uma mesa-redonda. E, em junho, o comitê fez parte da Maratona de Criatividade da universidade americana Full Sail, que tinha como objetivo oferecer a experiência acadêmica dos EUA e discutir as metas da ONU para 2030. Os alunos fizeram um vídeo sobre sustentabilidade mostrando as principais iniciativas do Dante pela preservação do meio ambiente. Vale assistir! Confira o conteúdo na íntegra abaixo: