Com três medalhas, projetos dantianos se destacam na Genius Olympiad

Publicado em 22 de junho de 2023 às 18:00
Categorias: , ,

Após o ótimo desempenho na Milset Brasil, o Dante conquistou novas premiações em uma das feiras de ciência mais importantes do cenário internacional: a Genius Olympiad, realizada entre os dias 12 e 17 de junho nos Estados Unidos. Representado por três projetos desenvolvidos no Cientista Aprendiz, o Colégio obteve uma medalha de prata e duas de bronze na categoria “Science”, em mais uma demonstração da eficiência do programa no ensino dos processos de produção científica. 

A exposição aconteceu no campus da Rochester Institute of Technology University, em Nova York, onde cerca de 1.100 estudantes de 63 países apresentaram mais de 700 trabalhos voltados a questões ambientais. Na categoria “Science”, os jovens dantianos concorreram com outros 346 projetos. 

“Os resultados demonstram o quanto o Cientista Aprendiz tem cumprido seu papel com êxito, promovendo o desenvolvimento de pesquisas de qualidade e incentivando os jovens a pensarem em soluções para os problemas que cercam a nossa vida cotidiana”, afirma a coordenadora-assistente do Cientista Aprendiz, professora Percia Barbosa.

Genius Olympiad 2023

Premiações

A aluna Marina Escalona, da 3ª série E, ganhou a medalha de prata com um estudo cujos dados servirão de base para a construção de um protótipo que tenha a finalidade de converter plásticos descartados em novos produtos. Já Letícia Silvestrim Feitoza, da 3ª A, obteve a medalha de bronze por meio de um projeto que visa dar utilidade ao resíduo sólido do camarão, muitas vezes descartado no meio ambiente de forma incorreta. 

Por fim, a dupla formada por Alexys Vives Alves e Murilo Vicari Hadad, da 3ª C, garantiu o terceiro lugar graças a um trabalho que propõe, por meio de algoritmos genéticos, a elaboração de um sistema inteligente de semáforos capaz de minimizar os engarrafamentos em centros urbanos. 

Genius Olympiad

De acordo com a professora Percia, a participação em feiras científicas permite aos estudantes aprimorar suas habilidades de comunicação, argumentação e socialização. “Além disso, eles têm a oportunidade de conhecer outras realidades e culturas.”

“Gostei muito da experiência de ficar hospedado no campus do Instituto de Tecnologia da Universidade de Rochester. Tivemos experiências e trocas culturais com estudantes de outros países, e, claro, foi bem legal e emocionante termos conseguido uma premiação na Genius representando o Dante”, celebra Alexys Alves. 

Abaixo, confira as informações dos projetos premiados:

Estudante: Marina Escalona (3ª série E)
Título do projeto: Redi-Plastic: recuperação de plásticos usados para obtenção de novos produtos
Orientadora: Juliana de Carvalho Izidoro
Coorientadora: Sandra Maria Rudella Tonidandel
Categoria: Science
Premiação: Medalha de prata

Estudante: Letícia Silvestrim Feitoza (3ª série A)
Título do projeto: Reaproveitamento do resíduo inorgânico do camarão
Orientadora: Carolina Lavini Ramos Morais
Coorientadora: Sandra Maria Rudella Tonidandel
Categoria: Science
Premiação: Medalha de bronze

Estudantes: Alexys Vives Bernardino Alves (3ª série C) e Murilo Vicari Hadad (3ª série C)
Título do projeto: Jamitom – Just a mindful and intelligent traffic operation machine
Orientador: Rodrigo Assirati Dias
Coorientadora: Sandra Maria Rudella Tonidandel
Categoria: Science
Premiação: Medalha de bronze

, ,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!