Projetos do Cientista Aprendiz brilham com premiações na Milset Brasil

Publicado em 20 de junho de 2023 às 15:58
Categorias: , ,

Os projetos do Cientista Aprendiz brilharam na edição de 2023 da Milset Brasil. Ao todo, os quatro alunos que representaram o Dante conquistaram seis premiações no evento ocorrido entre os dias 5 e 9 de junho, em Fortaleza (CE). A exposição, realizada em um hotel, reuniu trabalhos de estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio, Técnico e Superior de todas as regiões do Brasil e de países vinculados à feira.

“Os resultados mostram que o Cientista Aprendiz tem cumprido sua proposta, permitindo aos estudantes que dele fazem parte um maior aprendizado sobre os processos de produção científica. Também demonstram o empenho dos professores orientadores do programa e a motivação dos alunos para o desenvolvimento de suas respectivas investigações”, avalia a professora Percia Paiva Barbosa, coordenadora-assistente do programa de pré-iniciação científica.

Felipe Marques Campora recebe premiação na Milset
Felipe Marques Campora

Premiações

O dantiano Felipe Marques Campora, da 2ª série D, ficou em segundo lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra, além de obter o credenciamento para a Jornada de Investigación y Educación, na Argentina. Seu projeto visa aprimorar a comunicação no espaço por meio de circuitos capazes de transmitir informação utilizando a luz visível, em substituição às ondas de rádio.

Já Maria Minatel Melo de Cerqueira, da 3ª F, ficou em quarto lugar em Ciências Agrárias e conseguiu uma vaga na ExpoCiencias Nacional, no Chile. As premiações são fruto de um trabalho cujo objetivo é investigar o tratamento da anemia ferropênica com o uso da ora-pro-nóbis, planta rica em ferro.

Maria Minatel Melo de Cerqueira é premiada na Milset Brasil 2023
Maria Minatel Melo de Cerqueira

Concorrendo na área de Ciências Humanas, o projeto de Maria Luiza Zancopé, da 3ª D, conquistou credenciamento para a Fecitec Girasoles, no Paraguai. O estudo investiga a forma como professores estimulam a imaginação de crianças em processos educativos baseados em criação.

Maria Luiza Zancopé ganha prêmio na Milset 2023
Maria Luiza Zancopé

Por fim, Ana Luiza Sebastião, da 3ª F, classificou-se para a Fenecit, no Recife, graças a seu trabalho na área de Ciências Biológicas. O projeto da aluna tem como intuito a elaboração de um manual sobre os cuidados com os quelônios da espécie Trachemys dorbigni, cágado popular entre os pets.

Ana Luiza Sebastião recebe prêmio na Milset 2023
Ana Luiza Sebastião

Os jovens dantianos voltaram de Fortaleza com ainda mais conhecimento na bagagem: ao longo da feira, eles puderam conversar e ouvir sugestões de outros estudantes e dos próprios avaliadores, aprimorando suas capacidades de comunicação e argumentação. “Além disso, esses espaços permitem que o aluno compartilhe suas experiências com outros estudantes da escola básica, ampliando a socialização”, explica a professora Percia.

Abaixo, confira os depoimentos dos alunos do Dante sobre a Milset:

“A experiência foi excelente: pude conhecer vários projetos diferentes. Gostei muito da interação cultural também, porque conversei com pessoas de vários estados do Brasil e de outros países. Foi bem legal.”

Felipe Marques Campora (2ª D)

“Foi maravilhoso, porque as trocas que você tem com as pessoas da sua área e de outras também são muito importantes para o aprendizado. Conseguimos falar com pessoas de diferentes lugares do Brasil e de outros países. Foi bem legal.”

Maria Minatel Melo de Cerqueira (3ª F)

“O que mais gostei foi o contato com as pessoas. Havia estudantes de diferentes lugares. Os avaliadores eram muito bons, e um deles me deu várias dicas sobre como melhorar o meu projeto.”

Ana Luiza de Freitas Sebastião (3ª F)

“A experiência foi muito boa: não só em questão da feira em si, mas também como experiência de vida. Aprendi muita coisa sobre mim mesma e sobre o desenvolvimento do meu projeto.”

Maria Luiza Zancopé (3ª D)

Confira as informações dos projetos premiados:

Estudante: Ana Luiza de Freitas Sebastião (3ª série F)
Título do projeto: Elaboração de um manual de manejo de Trachemys dorbigni
Orientadora: Bianca Rocha Sales
Coorientadora: Luciana Saraiva Filippos
Categoria: Ciências Biológicas
Premiação: Credenciamentopara a Fenecit (Recife)

Estudante: Felipe Marques Campora (2ª série D)
Título do projeto: Iluminando o vácuo: comunicação por luz visível no espaço
Orientadora: Cristiane Rodrigues Caetano
Categoria: Ciências Exatas e da Terra