Categorias: Ensino Fundamental 2, Ensino Médio, Notícias, Premiações
No dia 23 de novembro, o auditório Miro Noschese foi palco da cerimônia de premiação do Concurso de Redação e do Concurso de Ilustrações, organizados pelos departamentos de Língua Portuguesa, Produção Textual e Arte. Neste ano, o tema geral dos concursos foi “Vozes à margem: ações antidiscriminatórias e a valorização da vida em suas diferentes manifestações”, a partir do qual os participantes produziram suas composições textuais e ilustrativas.
Participaram do Concurso de Redação alunos do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio. Para cada série, foi atribuído um tema específico:
- Avanços na participação das mulheres na ciência (6º ano);
- Representatividade importa: o protagonismo negro (7º ano);
- Narrativa afrofuturista (8º ano);
- O espaço da arte indígena contemporânea nos museus brasileiros (9º ano);
- Representatividade das mulheres negras (1ª série);
- Povos indígenas no Brasil: a luta Yanomami (2ª série); e
- Vozes à margem: a necessidade de valorização da vida (3ª série).
Individualmente, os estudantes redigiram os textos em junho deste ano, baseando-se nas aulas de produção textual e no repertório sociocultural construído ao longo de sua formação. As redações foram pré-selecionadas pela Banca Dante; e os finalistas, pela Academia Paulista de Letras (APL).
A comissão julgadora da entidade adotou os seguintes critérios para avaliar os textos: domínio da escrita formal da língua portuguesa; compreensão dos temas propostos como sugestão para cada série; organização das ideias no texto; coerência e coesão; e criatividade e inventividade.
Já as ilustrações para cada um dos sete temas foram criadas pelos alunos das modalidades de arte da 1ª série do Ensino Médio durante as aulas de desenho, pintura, comunicação e design, linguagem arquitetônica, desenho de moda, design de interiores, bem como no transcorrer das aulas de arte do Liceo Scientifico.
Entre os critérios aplicados na indicação das ilustrações premiadas, analisadas pelos professores de arte e de língua portuguesa, estavam o alinhamento ao tema, a originalidade da ideia, o conjunto da composição e a qualidade estética.
Assim, os três melhores textos e ilustrações de cada tema foram premiados com a publicação do livro “Concurso de Redação 2023: vozes à margem”, cuja capa é de autoria do estudante Lucas Carneiro Dal’col, da 1ª F. Já a ilustração da dantiana Clara Toletti Martinelli, da 1ª A, foi escolhida como logotipo da Semana Multilinguagem, da qual fazem parte os concursos de redação e de ilustrações.
“Essa produção revelou trabalhos significativos de escrita crítica, os quais mostraram uma sensibilidade ímpar dos estudantes para com o mundo e o humano. Agradecemos a todos que possibilitaram a concretização dessa iniciativa – em especial à APL pela importantíssima parceria com o Colégio Dante Alighieri”, diz a carta assinada pelos departamentos de Língua Portuguesa e Produção Textual apresentada no prefácio da obra.
A comissão julgadora da APL, por sua vez, parabenizou os professores do Dante não só pela organização do concurso “mas também pela proposição de temas tão atuais e relevantes em nossa sociedade”. “Sabemos que o domínio técnico da produção textual é uma necessidade para a realização de vestibulares e demais processos seletivos. (…) Mas esse domínio da produção textual não é somente importante para os exames, já que ele sempre contribuirá para a vida pessoal e profissional dos indivíduos”, diz o texto, assinado pelos escritores Marcelo Nocelli, Mafra Carbonieri e Joaquim Maria Botelho.
Em seu discurso a alunos e familiares, o presidente do Dante, dr. José Luiz Farina, declamou trechos dos poemas “Tabacaria”, “Isto” e “Presságio”, de Fernando Pessoa. O presidente também citou versos de “Língua Portuguesa”, de Olavo Bilac. “Vocês não imaginam o quão importante é cultuar e cultivar a ‘última flor do Lácio, inculta e bela, és, a um tempo, esplendor e sepultura; ouro nativo, que, na ganga impura, a bruta mina entre os cascalhos vela…’. É um poema simples que aprendi quando estava aqui na escola, em 1974, e eu jamais o esqueci. Cultuem e cultivem a língua portuguesa. Ela é linda! Parabéns a todos.”
Abaixo, confira os alunos premiados por tema:
Avanços na participação das mulheres na ciência
1º lugar
Produção textual: Uma carta para Enedina Marques, de Helena Boskovic Cortez (6º ano)
Ilustração: Mariana Bizzarri Bento Silva (1ª série)
2º lugar
Produção textual: Envolvimento das mulheres na pesquisa e na ciência no Brasil, de Leonardo Marins Shinkawa (6º ano)
Ilustração: Eleonora Mazza (1ª série)
3º lugar
Produção textual: As coisas melhoraram!, de Isabella de Toledo Bergamaschi Campos (6º ano)
Ilustração: João Victor Santos Filippi (1ª série)
Representatividade importa: o protagonismo negro
1º lugar
Produção textual: Direitos não são uma piada, de Sophia Daher Nunes Pereira (7º ano)
Ilustração: Joana Macedo Ibanez (1ª série)
2º lugar
Produção textual: Um maior esforço para o reconhecimento, de Michel Dau de Lima (7º ano)
Ilustração: Marco Aurélio Oricchio Filho (1ª série)
3º lugar
Produção textual: Orgulho de ser negra, de Bruna Artioli Cais (7º ano)
Ilustração: Isabela Zago Vianna (1ª série)
Narrativa afrofuturista
1º lugar
Produção Textual: Futuro (Im)perfeito, de Mei Akiyama Gouveia (8º ano)
Ilustração: Daniela Gelmetti Garcia de Barros (1ª série)
2º lugar
Produção Textual: Uma realidade Afrofuturista, de Maria Eugênia Harbar D’Ambrosio (8º ano)
Ilustração: Rafaela Diorio Miranda (1ª série)
3º lugar
Produção Textual: O menino curioso, de Ana Paula Vieira do Amaral (8º ano)
Ilustração: Manuela Paradela Pinheiro de Castro (1ª série)
O espaço da arte indígena contemporânea nos museus brasileiros
1º lugar
Produção Textual de Ana Luiza Cornagliotti Martini (9º ano)
Ilustração: Anna Luiza Blum Salles (1ª série)
2º lugar
Produção Textual de Bruna de Siqueira Etges (9º ano)
Ilustração: Sophia de Almeida Claro (1ª série)
3º lugar
Produção Textual de João Victor Machado Borges Boulos (9º ano)
Ilustração: Heloisa de Souza Campos Medina (1ª série)
Representatividade das mulheres negras
1º lugar
Produção Textual: Mulheres negras na preservação do passado e representatividade futura, de Beatriz Caleiro Lopes (1ª série)
Ilustração: Izabella da Cruz Guedes (1ª série)
2º lugar
Produção Textual: A exclusão da mulher negra, de Laura Gasques Silvares Meloncini (1ª série)
Ilustração: Lavinia Barbosa Nunes de Holanda (1ª série)
3º lugar
Produção Textual: Uma história pautada na cor, de Clara Toletti Martinelli (1ª série)
Ilustração: Ana Carolina Formicola Smeding (1ª série)
Povos indígenas no Brasil: a luta Yanomami
1º lugar
Produção Textual: Yanomami: uma longa luta pela equidade, de Felipe Marques Campora (2ª série)
Ilustração: Clara Toletti Martinelli (1ª série)
2º lugar
Produção Textual: A peça negligenciada, de Isabela Abbud Silva (2ª série)
Ilustração: João Guilherme Begosso Bezerra (1ª série)
3º lugar
Produção Textual: A luta Yanomami: uma história que se repete, de Carolina Goldenberg Ayub (2ª série)
Ilustração: Luana Mei Guedes Pereira (1ª série)
Vozes à margem: a necessidade de valorização da vida
1º lugar
Produção Textual: A exclusão pelo adoecimento, de Bruna Resnik Imparato (3ª série)
Ilustração: Fernanda Cornagliotti Gabriel (1ª série)
2º lugar
Produção Textual: Cultura e humanidade, de Maria Clara de Mendonça Vonlanten (3ª série)
Ilustração: Gabriela Fiorese Meneghetti (1ª série)
3º lugar
Produção Textual: A dignidade humana e a ignorância, de Deborah Ye Jin Noh (3ª série)
Ilustração: Maria Victoria Tardivo Prandini (1ª série)
Logotipo da Semana Multilinguagem
Clara Toletti Martinelli (1ª série)
Capa do livro “Concurso de Redação 2023: vozes à margem”
Lucas Carneiro Dal’col (1ª série)