Alunos conhecem programa “USP e as profissões”

Publicado em 1 de março de 2013 às 14:33

O presidente do Colégio Dante Alighieri, dr. José de Oliveira Messina, recebeu, em 26 de fevereiro, a visita do assessor técnico de gabinete da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, José Clóvis de Medeiros Lima.

O objetivo de José Clóvis no encontro foi convidar os alunos da 3ª série Ensino Médio do Colégio para participarem do programa “USP e as profissões”, que oferece a estudantes prestes a ingressar no Ensino Superior uma série de atividades, como palestras e visitas monitoradas às unidades da Universidade de São Paulo – tanto na capital, quanto no interior.

José Clóvis também aproveitou o encontro para entregar ao dr. Messina o calendário do programa “USP e as profissões”. Para acessar o calendário, clique aqui.

Iniciativas do Colégio

Para os alunos que estão na antessala do vestibular, o Colégio Dante Alighieri oferece diversas atividades para auxiliar na definição da carreira. Neste ano, por exemplo, será realizada a Jornada de Informação Profissional.

Na atividade – que ocorre a cada dois anos –, profissionais de diversas áreas, em sua maioria ex-alunos do Colégio, passam uma manhã esclarecendo as dúvidas dos estudantes sobre a profissão que exercem (falam sobre o cotidiano da carreira e do mercado de trabalho, por exemplo).

Além disso, anualmente, o Dante sedia o Fórum Teenager de Universidades e Profissões, em que diversas universidades se apresentam aos alunos.

No dia a dia, os estudantes do Colégio recebem dicas e todo apoio necessário das orientadoras, que disponibilizam informações sobre faculdades e vestibulares nos murais do edifício Leonardo (onde se localiza o Ensino Médio da Escola).

Por fim, o Serviço de Orientação Educacional do Colégio leva regularmente os estudantes da 3ª série do Ensino Médio a diversas faculdades, onde eles assistem a palestras e conhecem mais sobre a instituição. Em abril, os alunos visitarão a ESPM. Ainda neste ano, deverão ser agendadas idas à Fundação Getúlio Vargas e a outras duas universidades.

“Este momento de escolha é muito difícil. Os alunos ficam ansiosos, inseguros. Então, mostramos a eles que é preciso calma, que a escolha que fizerem agora não será definitiva. O importante é fornecer o máximo de informações possíveis ao jovem para que isso o ajude a escolher a faculdade que vai cursar”, explica a professora Elenice Ziziotti, coordenadora do Serviço de Orientação Educacional do Dante.