Colégio Dante Alighieri realiza Contando 2013

Publicado em 8 de outubro de 2013 às 18:27

O escritor Machado de Assis (1839-1908) foi o homenageado do Contando 2013, evento literário realizado anualmente no Colégio Dante Alighieri. Nesta edição, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental produziram contos baseados na introdução de quatro textos do autor: “Um apólogo”, “Missa do galo”, “Mariana” e “História de uma fita azul”.

A premiação, realizada em 1º de outubro, apresentou o resultado de diversas atividades desenvolvidas no decorrer do primeiro semestre. Além das obras de Machado de Assis, os alunos estudaram textos de outros autores. Entre eles, contos escritos pelos próprios alunos do Dante em 2012, ocasião em que se homenageou o escritor Ignacio de Loyola Brandão.

A dinâmica da homenagem a Machado de Assis surpreendeu ao convidar uma pessoa para representá-lo. O escolhido foi o ex-aluno e ator Henrique Pedrotti, que, com trajes de época, se fez presente no palco durante todo o evento, com momentos em que proferia textos do personagem que representava.

Os textos mais bem avaliados foram compilados em um livro com ilustrações também produzidas por alunos do 9º ano. Ao fim do evento, os presentes se dirigiram ao pátio do edifício Michelangelo para uma sessão de autógrafos com os escritores.

A coordenadora do Departamento de Língua Portuguesa, professora Maria Cleire Cordeiro, não escondeu sua satisfação pela qualidade da produção dos dantianos. “Há contos dignos de escritores profissionais no livro. É apaixonante ver o resultado deste projeto, que parte da ideia de, com a homenagem a um grande autor, fazer a capacidade de escrever dessa forma chegar ao coração dos alunos”, disse.

O livro resultante do Contando 2013 será disponibilizado posteriormente no hotsite do evento. Todos os livros produzidos em outras edições estão disponíveis na internet (nos links a seguir): As duas primeiras edições, em 2007 e 2008, homenagearam diversos artistas; em 2009, a homenageada foi Lygia Fagundes Telles; em 2010, Marina Colasanti; em 2011, Moacyr Scliar; em 2012, Ignacio de Loyola Brandão.

no images were found