Colégio Dante Alighieri realiza 2º Dante Robotec

Publicado em 25 de outubro de 2012 às 19:43

Montar robôs, disparar foguetes, exibir novas tecnologias e aproximar os pais dos seus filhos por meio de ferramentas inovadoras: essas foram algumas das propostas da 2ª edição do Dante Robotec. Realizado no Colégio no  dia 20 de outubro, sábado, e aberto para o público geral, o evento recebeu centenas de alunos e visitantes.

Foram cerca de 50 atrações, ligadas ou não à tecnologia, como oficinas de games, apresentações musicais e de ballet, além de um exótico show de falcoaria, no qual as aves caçaram ratos-robôs programados pelos alunos. Esta última atração, aliás, assinalou uma aliança entre o digital e o mecânico por meio de uma presença insólita: um homem com um pássaro e um realejo, clássico equipamento sonoro ativado por meio de uma manivela.

A programação do evento incluiu um torneio de robótica e duas competições paralelas, a saber, a Olimpíada Dantiana de Robótica Nível II (para alunos do Ensino Fundamental II), a 5ª edição do Rocket Dante e uma Gincana de História. O Rocket Dante consiste na disputa de equipes da 1ª série do Ensino Médio na produção de foguetes impulsionados por água e ar comprimidos. E a Gincana é uma atividade destinada a alunos do 7º ano e organizada pelo Departamento de História.

A Olimpíada, por sua vez, foi baseada no torneio First Lego League (FLL), prova de robótica que demanda princípios de engenharia. De acordo com a coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional do Colégio, profª Valdenice Minatel, fundamentar a competição no Dante nos métodos do FLL tem razões que superam a simples competição tecnológica. “Ele demanda outras habilidades, como a capacidade de realizar pesquisas e apresentar o projeto com excelência. Construir robôs já é uma atividade regular para eles, então buscamos aproveitar outros princípios trabalhados pela FLL e uni-los à competição”, afirmou.

De acordo com a professora Valdenice, o Dante Robotec também cumpriu sua missão de aproximar os pais da realidade vivida por seus filhos no Colégio. Exemplo dessa proposta foi a realização da oficina WeDo, na qual membros das duas gerações construíram, juntos, robôs a partir de peças mecânicas e de Lego. “Os pais até pediram mais tempo de oficina, algo a que atendemos, pois eles se envolveram bastante e queriam se dedicar mais àquilo”, explicou a professora.

A ocasião possibilitou, também, a pré-inscrição dos alunos em diversas atividades extracurriculares de 2013, como o Dante High Tech (oficina de Arduino), as oficinas de robótica e de games, a Dante em Foco (oficina de produção de conteúdo que, a propósito, cobriu o evento com um estúdio e com entradas ao vivo, material esse a ser disponibilizado na TV Dante) e a Dante em Foco Mirim (que, com formato semelhante à anterior, terá a primeira turma no ano que vem). As inscrições para essas atividades permanecem abertas e podem ser feitas no Departamento de Tecnologia Educacional (sala 10 do prédio Leonardo da Vinci, ramal 4130).

Em apoio a iniciativas de caráter ecológico, o Colégio também abriu suas portas para a doação de lixo eletrônico. Os equipamentos arrecadados serão destinados à Coopermiti, cooperativa que promove o descarte correto de dispositivos tecnológicos. Os colaboradores da campanha foram recompensados com a participação em sorteios de smartphones da Motorola.

Premiação da Olimpíada Dantiana de Robótica Nível II

Projeto de Pesquisa: Equipe ‘Legulosos’ (formada pelos alunos Juliana Kapaz, Paulo Abrusio e Victor Ramos)

Trabalho em Equipe: Equipe ‘Os Conservados’ (formada pelos alunos Ana Carolina Paixão, Heitor Cerri e Thales Giriboni)

Missões, Design e Programação do Robô: Equipe ‘PM PC’ (formada pelos alunos Dante Rovere, Gustavo Pereira, João Pedro Magnani e Luca Beraldo)