Dante enviará quatro alunos à Intel ISEF em 2013

Publicado em 18 de abril de 2013 às 18:02

O Colégio Dante Alighieri enviará, em 2013, quatro alunos à Intel International Science and Engineering Fair (Intel ISEF), maior competição pré-universitária de ciências e tecnologia do mundo, realizada nos Estados Unidos. Eles são os autores de três projetos premiados nas áreas de ciências biológicas, sociais e da saúde, feito que garantirá a participação do Dante no evento internacional pelo quinto ano consecutivo.

No Brasil, só é possível obter uma credencial para a Intel ISEF com a premiação em uma das duas maiores feiras realizadas no país: a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) e a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). No caso dos alunos do Dante, uma vaga foi conquistada na 27ª Mostratec, em outubro de 2012, e as demais foram confirmadas na 11ª Febrace, realizada em março de 2013.

O estudo premiado na Mostratec é de autoria da aluna Bianca Spina Papaleo, agora na 3ª série do Ensino Médio. O trabalho, chamado “Construindo pontes: ampliando o olhar dos professores em relação aos transtornos mentais entre estudantes para o desenvolvimento de melhor convívio social” (leia o resumo do estudo aqui), mereceu a credencial pela conquista do 1º lugar na área de Ciências Sociais, Comportamento e Arte.

Na Febrace, o projeto “Modificação da capacidade tronco das células mesenquimais humanas: a relação entre a positividade da Beta-Catenina com a proliferação e especialização celular” (leia o resumo aqui), desenvolvido pela aluna da 3ª série do Ensino Médio Laura Rudella Tonidandel, foi outro trabalho a conquistar a vaga. A credencial resultou de uma série de vitórias, como o 1º lugar em Ciências da Saúde (Individual), o 3º lugar em Rigor Científico e o certificado “Outstanding Achievement for Ability and Creativity in In Vitro Biology”, emitido pela organização The Society For In Vitro Biology.

O terceiro projeto do Dante a ganhar a vaga foi desenvolvido pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio Walter Von Söhsten X. Lins e Renata Colla Thosi. O estudo “Emulsão à base do extrato da planta Bauhinia forficata: avaliação da eficácia na cicatrização de lesões cutâneas de animais diabéticos” (leia o resumo aqui) conquistou o 1º lugar em Ciências da Saúde (Grupo) e do 3º lugar em Melhor Relatório.

Ao todo, a delegação brasileira enviará 28 estudantes, responsáveis por 17 projetos, à Intel ISEF, que será realizada de 12 a 17 de maio em Phoenix, no Arizona. Mais de 1,5 mil estudantes de 70 países devem participar da competição, que oferecerá, no total, mais de 3 milhões de dólares em prêmios.