Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Dante Escuta
Moodle Colégio Dante Alighieri
Home / Destaque / Notícias / Notícias da Home / Notícias do Rodapé / Notícias em Destaque

Colações de Ensino Médio e High School emocionam formandos e professores depois de um ano em isolamento

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 17 de dezembro de 2020

2020 foi um ano atípico para todos os alunos dantianos, mas ainda mais difícil para os formandos, que, no ano de despedida do Colégio, tiveram que se manter isolados em casa, deixando de cultivar memórias presenciais do “terceirão” com seus colegas.

No entanto, a ponte digital entre eles se manteve ativa durante todo esse tempo, tornando possível não só que a educação fosse realizada transpondo todos os desafios mas também que o apoio, o companheirismo e as trocas de amizade pudessem ser vivenciados, mesmo à distância. 

Ao fim dessa trajetória, as cerimônias de colação de grau tiveram que seguir com todos os protocolos de biossegurança. Assim, elas foram divididas em dez eventos, um para cada série do Ensino Médio e High School, que acontecem ao longo da semana do dia 14 de dezembro até sexta-feira, dia 18.

Para isso, o ginásio foi dividido em clusters ou “bolhas”, com acomodação para todos e o necessário respeito ao distanciamento social. Os clusters são ocupados por ordem de chegada e a cada formando foi permitido convidar quatro pessoas.

Além disso, ao longo dos eventos faz-se necessário o uso de máscara durante todo o tempo de permanência no Colégio; uso de álcool em gel, disponibilizado em todos os ambientes; respeito às sinalizações para fotos; e o comprometimento de todos os participantes em evitar aglomeração na entrada e na saída e se manter no local escolhido durante toda a cerimônia.

Missa em ação de graças

Como parte da tradição de encerramento deste importante ciclo escolar, também houve a missa em ação de graças em nome dos formandos. Desta vez a celebração foi realizada de forma híbrida, no sábado, dia 12 de dezembro, na Basílica de Sant’Ana, na zona norte de São Paulo, com transmissão on-line e a possibilidade de assisti-la presencialmente.

O padre José Roberto Abreu de Mattos celebrou uma missa emocionante e cheia de significados. Em sua homilia, ele fez uma analogia referenciando os tempos difíceis pelo qual estamos passando com a pandemia global à uma frase que inicia a Divina Comédia, de Dante Alighieri, que irá completar 700 anos em 2021: “No meio do caminho, em nossas vidas, eu me encontrei por uma selva escura porque à direita estava uma via perdida”.

A partir dessa frase, o padre Beto refletiu sobre os percalços do ano que se finaliza e trouxe três aspectos da Divina Comédia de Alighieri para pensar a realidade de hoje:

 “O primeiro aspecto diz respeito ao dia de hoje, 12 de dezembro, uma data bem particular a todos os latino-americanos, porque é memória de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina. Por isso, digo: voltemos à Maria, sempre! E ouvimos o que ela tem a nos dizer, no mais íntimo de nossos corações. O segundo: não sejam indiferentes a esta realidade, o que podemos agradecer é que, hoje, estamos terminando o Ensino Médio. E o terceiro: confiem na vontade de Deus, que Ele nos surpreende a cada dia”.

A missa durou cerca de uma hora e é possível assisti-la por meio do link abaixo.

Formatura da High School

As celebrações dos formandos começaram pela High School, com as turmas divididas em três grupos. Os grupos 1 e 2, celebrados na segunda-feira à noite, contaram com a mesa diretora composta pelo dr. José Luiz Farina, presidente do Colégio Dante Alighieri; pela professora Valdenice Minatel, diretora-geral educacional do Dante; por Renata Vaccari, diretora da Mizzou Brasil; e pela professora Rossella Beer, coordenadora da Dante High School. Já na formatura do grupo 3, realizada na terça-feira à noite, a diretora da Mizzou Brasil não pôde comparecer, mas marcou presença com um vídeo.

As cerimônias foram marcadas pelas falas da professora Rossella, de Renata Vaccari, do dr. Farina, bem como do professor Danny Renaud, homenageado pelos formandos da High School.

A professora Rossella, que coordena a High School do Dante, abriu o evento emocionada: “É realmente um prazer imenso estar aqui hoje após este ano tão desafiador. É um ano que tirou todo mundo do lugar do conforto, todo mundo teve que se repaginar. E foi ainda mais difícil para vocês, que estão se formando e tiveram ainda mais esse obstáculo. Então, parabéns!”. Por fim, ela explicou que os alunos receberiam um canudo do Dante com mensagens dos professores, além de uma poesia de uma aluna do 9º ano da Middle School, que fala sobre liberdade e que a professora escolheu declamar no momento.

Logo após a fala da professora Rossella, o professor homenageado da High School, Danny Renaud, fez um discurso, em inglês, inspirando os formandos a viverem suas vidas ao máximo: “Foi Abraham Lincoln quem disse: ‘Não são os anos da sua vida que contam, mas a vida que aconteceu dentro destes anos’. Nos próximos anos, preencham suas vidas com momentos que tragam sorrisos a vocês e às pessoas que amam. Perguntem a si mesmos: Eu verdadeiramente já experimentei o suficiente de momentos inesquecíveis? Se a resposta for ‘não’, então vocês sabem exatamente o que precisa ser feito. Vão em frente e vivam isso!” (em tradução livre).

Renata Vaccari, diretora da Mizzou Brasil, veio em seguida e parabenizou os formandos, também em inglês, por fazerem parte da história da University of Missouri: “Vocês têm um futuro brilhante pela frente. E em nome da University of Missouri e de todos os seus professores, que estiveram lado a lado com vocês ao longo dos anos de High School aqui no Dante, eu quero parabenizá-los e dizer que nós estamos aqui por vocês, sempre! Hoje vocês são alumni da University of Missouri e vocês sempre serão parte do que a universidade é” (em tradução livre).

Por fim, o presidente do Colégio, dr. José Luiz Farina, dividiu com os alunos a sua história de superação, para incentivá-los a continuar batalhando por seus sonhos: “O que eu peço a todos vocês é que continuem estudando. Continuem se esforçando, dessa forma vai ser muito mais fácil para vocês vencerem na vida. A vida é injusta, vocês sabem. A luta vai ser muito dura, mas todos têm condições de vencer. Daqui do Dante vocês saem cidadãos”.

E terminou seu discurso com um pedido especial para este final de ano: “Fiquem em casa, a saúde é o mais importante”.

Durante a cerimônia houve também um momento em agradecimento à presença do professor Robert Garner, coordenador assistente da Middle e High School, e dos professores Aline Barbosa, Amanda Alvarez, Denise Smith, Dominika Picco, Jana Rocha Leão, Rodrigo Oscalis e Vinicius Martins. 

Os alunos oradores dos três eventos foram: Luísa Naomi Gerard, Valentina Sierra Ceballos, Carolina Paixão Côrtes Centeno, Gustavo Vandresen Ricken e Isabele Neves Arruda Oliveira.

Formatura do Ensino Médio

As colações de grau do Ensino Médio começaram na terça-feira, 15 de dezembro, e seguem até sexta, dia 18, divididas em sete eventos, um para cada sala.

A mesa diretora conta com a presença do dr. José Luiz Farina, presidente do Colégio, e da professora Valdenice Minatel, diretora-geral educacional. Houve um agradecimento especial às professoras Maria Uranie, assistente da diretoria de Relações Humanas e Convivência no edifício Leonardo da Vinci; e Daniela Selingardi, orientadora educacional das 3ªs séries; e aos professores paraninfos: Mara Cristina Pane, Manoel de Aquino Rezende Neto e Túlio Alexandre Cabral de Oliveira.

O dr. Farina abriu a primeira cerimônia parabenizando todos os professores e funcionários do Dante: “Antes de mais nada, eu queria parabenizar a todos. Nós caminhamos por uma estrada muito difícil. A partir de 18 de março ninguém sabia o que ia acontecer… Sem o esforço conjugado de vocês não seria possível chegar aonde chegamos.”.

O presidente do Dante encerrou seu discurso lendo algumas palavras que estavam dentro do canudo entregue aos formandos: “Caro aluno, você agora guarda as lembranças de um dia ter se sentado nos bancos desta escola, convivido com seus amigos, assimilado saberes e aprendido a essência e o sentido da vida, o sonho que precisa ser tocado e colhido. Apenas uma etapa findou-se aqui nas salas de aula. Para amanhã, você agora se lança em busca do seu futuro, de suas realizações. Esta escola que o acolheu com o braço incontido deseja-lhe sucesso na vida, no prosseguimento dos estudos, nas relações sociais, na busca insuspeitada da alegria de pensar e de conviver, e abre-se para recebê-lo de volta quando quiser, quando puder, quando desejar ouvir a voz do sino, quando se emocionar com o hino, cujo canto celebra o dantiano como o mais valoroso e pioneiro. Sejam felizes, obrigado por tudo, amo vocês!”.

Em seguida, a professora Valdenice discursou agradecendo os formandos por toda perseverança e resiliência ao longo deste ano e dividiu uma particularidade para deixar como mensagem a todos os alunos da terceira série: “É um trecho de uma música, que tem que acompanhado desde o dia 18 de março e se tornou um mantra, que se mistura às outras orações que eu faço para buscar forças e alento para seguir confiante. De maneira que quando tudo parece estar perdido eu busco palavras de sabedoria e Let it be de Paul McCartney: When I found myself in times of trouble, Mother Mary comes to me, speaking words of wisdow, let it be. Gratidão, vai passar, sejam muito felizes, deixe estar!”. 

Logo depois, foi o momento de os paraninfos discursarem. Os três professores alinharam seus discursos de modo que um complementou o outro.

O professor Manoel de Aquino Neto foi o primeiro a falar e começou agradecendo pela homenagem dos alunos, que os três receberam com tamanho amor, carinho e ternura: “É um reconhecimento importante para nós, principalmente em um ano tão desafiador e absolutamente diferente”. E seguiu falando sobre a importância dos laços criados ao longo dos anos de Dante: “As amizades são uma das grandes marcas de quem estuda neste Colégio, os amigos que vocês fazem aqui ficam para a vida toda. E foi com eles que vocês encontraram muitas vezes forças para prosseguir. Ao longo deste ano, vocês amadureceram anos, passaram a se importar ainda mais uns com os outros e inventaram maneiras de diminuir a distância entre vocês. Parabéns, vocês venceram!”.

O professor Túlio Cabral seguiu a fala citando cada um dos alunos em singelas lembranças de momentos cotidianos que aconteceram em sala de aula ao longo deste ano, tanto no pouco tempo presencial, quanto no EAD: “Ao longo destes longos nove meses vocês também entraram nas nossas casas e foi um prazer recebê-los”.

E, para finalizar, a professora Mara Cristina Pane trouxe o conselho dos três para os formandos: crença, ética e ação. “Crença em vocês! Naquilo que se tornaram. Crença de que o ser humano pode e deve ser melhor. Ética ao agir em todos os momentos das suas vidas! Sem ela é impossível educar, impossível servir e ser servido. E ação na intenção, como diriam outros. Tenham atitude, hajam para o bem da humanidade, acreditando no ser humano como instrumento de dar e receber. Mas hajam com ética, respeito e amor. Nós, paraninfos, temos um orgulho imenso de vocês. Voem! Sentiremos saudades, voltem para visitas e boas conversas, um grande abraço de nós três!”

A celebração ainda contou com um vídeo feito em homenagem aos formandos.

Os alunos escolhidos como oradores do Ensino Médio são: Fillipo Jacob Airaghi, Maria Clara Julio Carvalho, Gabriela Abib, Isabele Neves Arruda Oliveira, Isabella Dotta Machado, Fernando Maldaun Cabral e Milena Cristofori de Almeida.

Categorias: Destaque, Notícias, Notícias da Home, Notícias do Rodapé, Notícias em Destaque
error: Conteúdo protegido!!