Colação de Grau do Ensino Médio emociona professores e jovens formandos

Publicado em 20 de dezembro de 2021 às 13:20

Depois de vivenciar praticamente o ano inteiro de 2020 em isolamento social e lidar com a interminável pandemia no Brasil, os alunos da turma de 2021 conseguiram realizar suas colações de grau de forma completa, com seus familiares e professores presentes.

Para dar conta de agradar a todos, este ano cada sala escolheu seus oradores, paraninfos e professores homenageados. Por isso, houve uma série de discursos emocionados e direcionados a cada turma, falando sobre suas especificidades e histórias.

As cerimônias de colação da 3ª série foram divididas em três eventos, que aconteceram nos dias 16 e 17 de dezembro à noite, no ginásio do Colégio.

A mesa diretora dos eventos contou com a participação do dr. José Luiz Farina, presidente do Colégio; professora Valdenice Minatel, diretora-geral educacional do Dante; dr. Alfio Paglia, presidente da AEDA; professora Angela Cillo Martins, diretora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I; professora Sandra Tonidandel, diretora pedagógica do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio; professora Elenice Ziziotti, diretora de relações humanas e convivência; professor Durval Barbosa, assistente da diretoria de relações humanas e convivência para o Ensino Médio. Em cada uma das três celebrações, também participaram da mesa diretora os respectivos paraninfos escolhidos pelas salas.

Os paraninfos escolhidos pelas turmas foram os professores Tulio Alexandre Cabral, Ramon Felipe Bertassi, Gabriel Almeida Borges, Manoel Resende Neto, Sérgio Barbosa de Souza e Gilberto Júnior Jacob.

Já os professores homenageados foram: Manoel Resende Neto, Jaqueline Lourenço, Sergio Barbosa de Sousa, Mara Cristina Pane, Bianca Moreira Costa, Nathalia Cassitas Sá, Túlio Alexandre Cabral, Renato Melhen Dalla e Ramon Felipe Bertassi.

As oradoras e oradores de cada uma das dez turmas foram: Luísa Canha Fernandes, Anita Ricciarelli de Oliveira, Bianca Moreira Costa, Camila Rezende Kayatt, Maria Clara Bento Cicaroni Gibelli, Isabel Limena Palácio Pereira, Lara Jhonsen Villas Bôas Stefani, Giuliana Carvalho de Barros Castro e João Vitor Silva Lima de Souza Lapenta.

Os eventos tiveram suas aberturas com o belo discurso da professora Valdenice:

“Nossos formandos, chegou o dia! O dia esperado por um lado, mas desesperado por outro. Encerra-se um ciclo e inicia-se outro. Dúvidas, certezas, incertezas, propósitos, tantos sentimentos… Dois deles, porém, ressalto agora. O primeiro é a gratidão. Gratidão por construirmos essa jornada juntos, vocês alunos, suas famílias, nossas parceiras, e nós, toda a escola. O segundo sentimento é esperança. Esperança de que a jornada ora construída reverbere em gestos de acolhimento, empatia e bem-querer mundo afora, em qualquer lugar que vocês se encontrem.

Quando a gratidão e a esperança parecerem não ser suficientes para fazer a diferença no mundo, por favor, não desistam. Lembrem-se de seus pais, de seus professores e de tantas outras pessoas que acreditaram em vocês e fizeram a diferença em suas vidas.

Não desistam, por favor. Não te rendas! ‘Não te rendas’ é um poema de Mario Benedetti. No poema o autor menciona o fogo que habita a nossa alma. E eu apostaria que o combustível é a gratidão e a esperança. Peço licença para declamar um trecho:

‘Não te rendas, ainda estás a tempo

de alcançar e começar de novo,

aceitar as tuas sombras

enterrar os teus medos,

largar o lastro,

retomar o voo.

Não te rendas que a vida é isso,

continuar a viagem,

perseguir os teus sonhos,

destravar os tempos,

arrumar os escombros,

e destapar o céu.

Não te rendas, por favor, não cedas,

ainda que o frio queime,

ainda que o medo morda,

ainda que o sol se esconda,

e se cale o vento:

ainda há fogo na tua alma…’

Voltem para mostrar esse fogo para nós!”

Em seguida, o dr. José Luiz Farina discursou:

“A primeira etapa se findou. É uma estrada longa e difícil. Nunca se esqueçam que a vida não é justa. Vocês encontrarão muitas barreiras para as quais vocês estarão preparados. Vocês chegaram até aqui por mérito próprio, com ajuda da família, da escola, da cidadania. Vocês têm ética, honestidade e muito conhecimento. Vocês são vencedores! Eu tenho muito orgulho de todos vocês. É profundamente gratificante para mim estar aqui, enquanto presidente e ex-aluno.”

O presidente leu um trecho do poema “Segue teu destino”, de Ricardo Reis, heterônimo de Fernando Pessoa:

“Segue o teu destino,

Rega as tuas plantas,

Ama as tuas rosas.

O resto é a sombra

De árvores alheias.”

E seguiu com um outro texto:

“Caro ex-aluno, você guarda agora a lembrança de um dia ter se sentado nos bancos desta escola, convivido com seus amigos, assimilado saberes e aprendido a essência e o sentido da vida, o sonho que precisa ser tocado e colhido. Apenas uma etapa findou-se aqui nas salas de aula, para o amanhã você agora se lança em busca do seu futuro e de suas realizações.

Esta escola que o acolheu com abraço incontido deseja-lhe sucesso na vida, no prosseguimento dos estudos, nas relações sociais, na busca insuspeitada da alegria de pensar e conviver. E abre-se para recebê-lo de volta quando quiser, quando puder, quando desejar ouvir a voz do sino, quando se emocionar com o hino cujo canto celebra o dantiano como o mais valoroso pioneiro. Sejam felizes!”

Após o pronunciamento dos paraninfos, professores homenageados e oradores das turmas, a cerimônia contou com a apresentação de um vídeo de despedida aos alunos com a retrospectiva do ano de 2021. Com todos emocionados, a celebração da colação de grau foi finalizada com o hino do Colégio.

Como homenagem aos 700 anos da morte do patrono do Colégio, Dante Alighieri, todos os alunos foram presenteados com o livro “A Divina Comédia”, junto com o anuário e o canudo de formatura.

Confira cada uma das três cerimônias nos links abaixo: