Classes do 3º ano fazem visita ao Masp

Publicado em 4 de junho de 2013 às 15:22

Após elaborarem desenhos do prédio do Museu de Arte de São Paulo (Masp) em sala de aula, as classes do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Dante Alighieri puderam conhecer um dos cartões-postais da Avenida Paulista nas duas últimas semanas de maio.

“Os alunos fizeram um desenho do Masp, da fachada do prédio. Eles estavam estudando visão oblíqua, vertical e horizontal. Agora conheceram o interior do Masp”, explicou a professora Roseli Gatti, do 3º ano A. “Além disso, eles também estão conhecendo os arredores do Colégio [do qual o Masp faz parte]”, continuou.

Na chegada ao Masp, os alunos do Dante foram recepcionados por um instrutor que lhes explicou como decorreria a visita. Ele ainda falou da construção do prédio e do design dos móveis do museu, bem como apontou que, antigamente, não havia paredes no local – os quadros ficavam em vidros que se sustentavam em pedras.

Durante a visita, o monitor apresentou obras de artistas impressionistas – como Renoir (“Rosa e Azul” ou “As Meninas Cahen d’Anvers”), Van Gogh (“Passeio no crepúsculo”, “Banco de pedra no asilo de Sant-Remy” e “A artesiana”) e Monet (“A canoa sobre o Epte”). Também mostrou a série “As quatro estações”, do artista romântico Delacroix, e outras obras que chamam a atenção das crianças (como “As tentações de Santo Antão”, de Hieronymus Bosch, “A cachoeira de Paulo Afonso”, de EF Schute, “A grande árvore”, Chaim Soutine).

“O monitor seguiu um roteiro que havia pedido a ele. O objetivo da visita ao Masp é que os alunos tenham contato com os museus e conheçam as obras”, explicou a professora Maria Beatriz Perotti, coordenadora do Departamento de Arte do Dante.