Aulas de Ciências e Biologia passam por mudanças

Publicado em 2 de maio de 2014 às 18:24
Categorias: , ,

O Departamento de Ciências da Natureza e Biologia do Colégio Dante Alighieri alterou, em 2014, a metodologia de ensino aplicada aos alunos do Ensino Fundamental e Médio. As mudanças estão sendo promovidas tanto nas aulas elementares quanto nos encontros programados em horários alternativos, os denominados plantões de dúvidas.

A coordenadora do departamento, professora Sandra Tonidandel, explicou que, nas aulas em geral, o ensino dará mais atenção à investigação. “As aulas de Ciências já incluíam o ensino por investigação, mas estamos inserindo essa prática nas aulas de Biologia”, afirmou. “Agora, a prática está mais integrada à teoria. As aulas começarão no laboratório, e, após investigações e coleta de dados, os alunos interpretarão as informações coletadas e aliarão a teoria aos experimentos.”

No que respeita aos plantões de dúvida, o departamento passou a promover encontros temáticos com alunos do 6º e do 7º ano a fim de reforçar o aprendizado logo após as aulas. “O aluno que ficou com dúvida na semana anterior poderá tirá-la no plantão seguinte. Não queremos mais deixar as dúvidas dos alunos perdurando, para evitar que a falta de questionamentos dificulte a continuidade do aprendizado”, explicou a professora Sandra.

, ,