Aula de STEAM-S desenvolve competências cognitivas de alunos do 6º ano a partir da produção audiovisual de propaganda

Publicado em 9 de maio de 2022 às 16:06

Na segunda-feira do dia 18 de abril, os alunos do 6º ano mostraram que é possível vender ovos de chocolate mesmo após o domingo de Páscoa!

A aula de STEAM-S ministrada pela professora Barbara Endo para os alunos do 6º ano foi marcada por uma surpresa positiva! Tratava-se de uma aula lúdica cujo objetivo era a produção audiovisual de uma propaganda de ovos de chocolate para um supermercado de Hogsmeade (aldeia do universo fictício da saga “Harry Potter”) depois do domingo de Páscoa.

“Elaboramos uma aula lúdica importante para o desenvolvimento de algumas competências exigidas pela Base Nacional Comum Curricular, como pensamento criativo, comunicação, cultura digital e argumentação. Nós sempre trabalhamos com a palavra ‘desafio’, e o desafio a ser enfrentado pelos alunos era pensar em argumentos para ajudar a vender os ovos de chocolate que não foram vendidos do supermercado de Hogsmeade”, relata Barbara Endo, professora de STEAM-S do 6º e 8º ano.

Produção audiovisual de propaganda
Alunos do 6º exercitaram criatividade, comunicação e argumentação em atividade no FabLattes

Mão na massa

A atividade foi realizada no FabLattes, e os alunos separaram-se em grupos para sua execução. Dentro dos grupos eles se dividiram em quatro funções: diretor, roteirista, atores e câmera. O diretor era o responsável por organizar o set e preencher os claquetes, o roteirista elaborava o script, os atores concretizavam o roteiro, e o câmera gravava a propaganda utilizando um Ipad.

“Os alunos fizeram tudo em 45 minutos. A intenção era que eles se familiarizassem com a produção audiovisual, praticassem posicionamento de câmera, desenvolvessem a argumentação e aprendessem um pouco mais sobre o processo de elaboração de uma propaganda, entendendo algumas das etapas por trás desse tipo de trabalho”, completa a professora.

Aula de produção de propaganda
Alunos foram divididos em grupos com roteiristas, câmeras, diretores e atores

Exercitando a criatividade e a argumentação

Vale destacar que os jovens dantianos tiveram total liberdade criativa para a execução da dinâmica. Logo, enquanto uns optaram por compor um rap, outros recorreram ao uso de frases de efeito e movimentos corporais chamativos. “Começamos o vídeo sem ninguém em cena e aí íamos surgindo de baixo para cima. A estratégia de convencimento utilizada foi a de promover um desconto de 70% nos ovos de chocolate, visto que a Páscoa já aconteceu. Além disso, aprendi a trabalhar em equipe: todos do meu grupo opinaram e cada um escolheu e cumpriu sua função”, conta Lucca Marangon, do 6º I.

Já a aluna Mariana Pereira, do 6º K, relata que fazer uma argumentação de convencimento exige pensar de forma analítica. “Durante a atividade tivemos que pensar bem sobre os argumentos que usaríamos para tentar convencer as pessoas a comprar o produto. Aprendi também a importância de respeitar a opinião do outro.”