Apresentações de fim de ano dos cursos extracurriculares de 2021 animam famílias e alunos

Publicado em 21 de dezembro de 2021 às 13:10

Em busca de uma formação completa e multidisciplinar dos alunos, o Dante oferece uma série de atividades e cursos extracurriculares nas diversas áreas do desenvolvimento humano.

Para além da vivência em sala de aula, esses cursos aprimoram o conhecimento pessoal, cultural e profissional dos jovens, despertando a cidadania e o respeito pelo próximo.

Os cursos gerais oferecidos são:

• Ballet clássico;
  • Capoeira;
  • Catequese de Primeira Eucaristia;
  • Curso preparatório para Crisma;
  • Coro di Bambini*;
  • Desenho e pintura;
  • Jazz;
  • Judô;
  • Papercraft*;
  • Teatro;
  • Xadrez.

* O Coro di Bambini é um curso de coral que proporciona às crianças a possiblidade de fazer música de forma lúdica e prazerosa. Por meio de uma série de atividades de musicalização em que é trabalhado o desenvolvimento rítmico e melódico, as crianças são levadas a explorar o universo musical na prática, vivenciando uma real conexão da voz com o corpo e a respiração. O repertório trabalhado busca a ampliação do universo cultural e musical das crianças por meio de canções compostas especialmente para a faixa etária, além de canções tradicionais do folclore de vários países.

* Já o Papercraft é um método de construção de objetos tridimensionais a partir do papel, semelhante ao origami. Contudo, distingue-se deste por ser sua construção geralmente feita com vários pedaços de papel, que são cortados com tesoura e fixados uns aos outros com cola, em vez de se suportarem individualmente. O curso auxilia na coordenação motora, concentração, autoestima e raciocínio.

Apresentações de fim de ano

Todo fim de ano as turmas dos cursos extracurriculares preparam apresentações para as suas famílias. Em 2021, porém, por conta das incertezas sobre restrições em função da pandemia, as apresentações foram um pouco diferentes.

Os alunos tiveram aulas presenciais apenas durante três meses, o que impediu uma preparação de textos para as turmas de teatro e espetáculos nas turmas de ballet e jazz. Assim, os professores prezaram por um modelo de aula aberta para que as famílias pudessem ver as atividades que os filhos praticam e todos se divertissem.

As turmas de jazz e ballet apresentaram-se divididas com coreografias próprias.

As turmas de judô tiveram sua troca de faixa realizada no ginásio, onde pais e filhos puderam trocar os golpes aprendidos nas aulas.

As turmas de capoeira também tiveram atividades no ginásio, onde o professor convidou outros capoeiristas professores para tocar instrumentos em uma grande roda com os alunos.

O curso de xadrez teve seu tradicional “Xadrez de Chocolate”, no qual os alunos puderam levar as peças para casa depois de jogarem em duplas para saboreá-las com seus familiares.