Ano do centenário do Colégio Dante Alighieri tem início a bordo do MSC Armonia

Publicado em 26 de janeiro de 2011 às 20:21

O Colégio Dante Alighieri deu início às comemorações do ano de seu centenário de fundação com um cruzeiro, realizado entre os 21 e 24 de janeiro. O navio deixou o porto de Santos com destino às praias de Búzios, fazendo escala na cidade do Rio de Janeiro. A viagem foi organizada pelo Dante e pela Agaxtur Turismo.

A festa começou ainda no terminal de passageiros do porto de Santos, com o encontro entre ex-alunos e antigos professores e funcionários. Antes do embarque, os passageiros receberam uma camiseta comemorativa, preparada especialmente para a ocasião. A abertura oficial do cruzeiro deu-se às 16h30, com um encontro nas piscinas do navio, e foi comandada pelo ex-aluno Aldo Leone Filho, dono da Agaxtur Turismo e um dos responsáveis pela organização da viagem.

A embarcação fretada para o passeio foi o MSC Armonia, com 58.600 toneladas, 251 metros de comprimento e 28 de largura, 9 andares abertos para a circulação de passageiros e 783 cabines, além de diversos bares e restaurantes, duas piscinas grandes, duas jacuzzi e um auditório com 600 lugares, que recebeu, ao longo de toda a viagem, uma série de eventos preparados especialmente para a celebração dos cem anos do Colégio.

No primeiro dia, o trio acústico Cor das Cordas levou ao palco o melhor da MPB, enquanto, na noite seguinte, a banda Comitatus balançou o público presente tocando os grandes clássicos dos Beatles. Houve espaço também para o Brasilis Playback Theatre, companhia de teatro que reconta, no palco, histórias contadas pela plateia, sob o comando do ex-aluno Mario Moura.

O navio assistiu também ao lançamento do livro comemorativo dos cem anos do Colégio: “Colégio Dante Alighieri – Um século de História, Cultura e Educação”, escrito pela historiadora Ebe Reale, ex-professora da escola, que realizou uma movimentada sessão de autógrafos em um dos bares do Armonia.

“O presente é do Dante para os alunos, mas é muito interessante ver como o pessoal resgata o passado. Acredito que seja a primeira vez que alguém faz uma tarde de autógrafos a bordo de um cruzeiro, mas, de qualquer forma, foi uma emoção muito grande. É muito prazeroso”, declarou Ebe.

O auditório do Armonia sediou também a missa do centenário do Colégio, ministrada por frei José Hugo da Silva Santos, também ex-aluno do Dante. O pároco aproveitou a ocasião para agradecer os gloriosos anos passados e celebrar a memória de todos os personagens da história dantiana que não puderam estar presente na comemoração em alto-mar.

“Tenho certeza absoluta que essa ideia de sinceridade, de cooperação e de solidariedade que nos envolve, acaba por nos dar um único objetivo: o de participar da educação das crianças desde o berço para que elas atinjam um nível de cidadania que consiga transmitir tudo o que lhes foi ensinado ao longo dos anos”, opinou o dr. José de Oliveira Messina.

A viagem abrigou também uma exposição de fotos antigas do Colégio, retratando antigas fachadas, ônibus de alunos utilizados no passado e as transformações do pátio central da escola. Outra atração foi um torneio de futebol realizado dentro do navio, a Copa 100 Anos Dante Alighieri, que reuniu crianças e adultos na quadra do navio para a descontração do futebol. O passeio foi encerrado com a equipe artística do MSC Armonia, que fez uma apresentação de agradecimento na noite do dia 23. Estava completa a primeira festa do ano do centenário, a primeira comemoração oficial dos cem anos do Colégio Dante Alighieri em 2011.

“No Dante Alighieri, há uma vontade de progredir mesmo nas adversidades, e buscamos formar cidadãos aptos a observar, compreender e participar. Nesses termos, fincamos as bases para que os 200 anos se aproximem com a mesma graciosidade destes 100 iniciais”, acrescentou o dr. José de Oliveira Messina.