Alunos se divertem e aprendem no V Torneio de Xadrez de Chocolate do Dante

Publicado em 25 de abril de 2012 às 13:01

Os alunos do Colégio Dante Alighieri que participam das aulas do curso de xadrez ministrado pelo mestre Jefferson Pelikian se divertiram em uma brincadeira educativa e saborosa. Na última terça-feira, 24 de abril, cerca de 100 estudantes – em sua maioria, do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental – disputaram o V Torneio de Xadrez de Chocolate da Escola.

A atividade, realizada pelo Departamento de Educação Física, envolveu partidas de xadrez entre duplas, com a utilização de peças e de um tabuleiro de chocolate. Em determinado momento da disputa, o juiz apitava e os times tinham que inverter as posições. Ou seja: os que estavam comandando as peças pretas assumiam as brancas e vice-versa.

Durante a partida, ao eliminar a peça de um adversário, o jogador poderia, literalmente, comê-la. Contudo, além de diversão e degustação, a atividade também favoreceu o desenvolvimento do raciocínio para o xadrez.

“O objetivo é divulgar a modalidade e mostrar para as crianças uma forma lúdica de jogar o xadrez. Mas a maneira de jogar também tem alguns elementos pedagógicos”, afirma o mestre Jefferson Pelikian, especificando as funções educacionais do xadrez de chocolate.

“Em primeiro lugar, as partidas são disputadas em dupla. Assim, eles aprendem a conversar entre si e a tomar decisões juntos. Além disso, eles começam jogando com a peça de uma cor, mas, no momento em que o juiz apita, têm que trocar de time. Eles são obrigados a se adaptar a uma situação nova, pois quem estava ganhando passa a perder e vice-versa”, diz.

Ao final das partidas, os alunos receberam a orientação para que as peças de chocolates restantes fossem divididas entre eles. Os tabuleiros foram distribuídos a professores e funcionários. Coordenador do Departamento de Educação Física, o professor Carlos Nicolás mostrou-se satisfeito com o evento.

“Foi uma grande festa, as crianças puderam dividir entre elas as peças de chocolate que sobraram e levá-las para casa. Nos só temos a agradecer às diretorias executiva e pedagógica, que nos dão a possibilidade de realizar essas atividades que caem no gosto dos alunos”, afirmou o professor.