Alunos realizam atividades práticas no V Rocket Dante

Publicado em 15 de novembro de 2012 às 15:11

O Colégio Dante Alighieri realizou, em 20 de outubro, a quinta edição do Rocket Dante, disputa destinada a alunos da 1ª série do Ensino Médio e relacionada com a aplicação de conceitos de Física. O trabalho consiste na produção e no lançamento de um foguete movido a água e ar comprimido. Durante o preparo, um compartimento do foguete recebe uma quantidade de água, e, ao reagir à forte pressão, o protótipo dispara para cima. Após o lançamento, e findado o combustível, o foguete precisa, já no início da queda, abrir um paraquedas para amenizar a descida.

Na edição de 2012, dez equipes participaram da competição, cada uma caracterizando-se com uma temática diferente, como zumbis e cientistas. O grupo vencedor, “Top Gun – Ases indomáveis”, foi formado pelos alunos Bruno Seabra, Felipe Martins, Nicolas Casal, Maurício Bueno e Reinaldo Tovo. A escolha desse nome pelo grupo guarda relação com o filme homônimo, de 1986, que conta a história de um piloto militar de aviões, e com a música que o guitarrista Van Halen compôs como tema da película.

“A atividade envolve muito a importância de investigar, testar e corrigir, a partir do conhecimento com que os alunos estão tendo contato em sala de aula. A situação-problema trabalha com um processo relativamente simples, e os participantes se preparam durante um mês em cinco encontros”, explicou o coordenador do Departamento de Física, prof. Renato Laurato.

Os critérios de avaliação não envolvem a altura que os foguetes atingem. “Na verdade, precisamos limitar a pressão utilizada. O que levamos em conta é o tempo que ele passa no ar”, explicou o professor Renato. “Os critérios são vários: o foguete deve funcionar, desde o lançamento até a queda com paraquedas, mas também damos atenção à caracterização dos participantes, por exemplo. A ideia é tornar o aprendizado divertido em um evento que conta até com narração e contagem regressiva.”