Alunos protagonizam módulos de Física

Publicado em 25 de novembro de 2014 às 11:33

Ao longo do segundo semestre de 2014, o Departamento de Física do Colégio Dante Alighieri procurou estimular o protagonismo estudantil. Dessa forma, sob a supervisão da professora Cristiane Tavolaro, quatro alunos do projeto Conecta ministraram três módulos da disciplina nos meses de setembro, outubro e novembro – respectivamente, “Teoria da Relatividade”, “Física Moderna 1” e “Física Moderna 2”. As aulas foram dadas para estudantes do Ensino Médio.

Para tanto, durante três semanas, a professora Cristiane reuniu-se com Bruno do Rosario Petrucci (da 3ª série do Ensino Médio), Marco Antonio M. Evangelista, Sylvio Canton Rinaldi e Victor Ramos de Oliveira (todos da 2ª série) para um estudo intensivo sobre os temas. Os estudantes leram livros, assistiram a vídeos e utilizaram simuladores.

A partir desse conhecimento adquirido, os alunos prepararam e ministraram os módulos, sempre contando com a supervisão da professora Cristiane. Em 30 de setembro, o tema foi a Teoria da Relatividade. “Gostaria de destacar que tivemos quase quatro horas de módulo, tamanha foi a quantidade de perguntas que os alunos da plateia fizeram. É um tema muito fascinante”, apontou Cristiane Tavolaro, destacando a presença, nesse módulo, como espectadoras, de Clemance Maria Alves dos Santos e Mariana Pellegrini, respectivamente, coordenadora e professora do Departamento de Química.

Em 24 de outubro, os alunos (com exceção de Marco Antonio M. Evangelista) falaram sobre a natureza da luz no módulo “Física Moderna 1”. Já em 7 de novembro, em “Física Moderna 2”, sob os olhares da mãe de um dos estudantes, abordou-se o tema mecânica quântica.

“Os módulos foram um sucesso. São temas diferentes, que não conseguimos abordar em sala de aula e que despertam interesse geral dos alunos”, afirmou a professora Cristiane, elogiando o desempenho dos estudantes que se dispuseram a ministrar as atividades.

“Os alunos foram muito bem. Empolgaram a plateia, deram depoimentos sobre as dificuldades que tinham em certos assuntos e como aprenderam após estudar para os módulos. Com certeza, o maior aprendizado foi para os alunos que ministraram o módulo”, disse, destacando o interesse dos estudantes pela disciplina.

Isso porque Bruno do Rosario Petrucci, recentemente, prestou vestibular para Física, curso que, segundo a professora Cristiane, também deve ser a opção de Victor Ramos na universidade. Já Marco Antonio M. Evangelista e Sylvio Canton Rinaldi pretendem cursar Engenharia.

Cabe destacar, por fim, que, em 15 de agosto, Arthur Prado De Fazio e Bruno do Rosario Petrucci, da 3ª série do Ensino Médio, e Paulo Abrusio da Cunha, da 2ª série, haviam ministrado o módulo “Ondas, para quê?”, também com a supervisão da professora Cristiane Tavolaro.