Alunos participam de desafio sobre empreendedorismo

Publicado em 7 de novembro de 2014 às 17:27

Alunos do programa Dante High School participaram, nos últimos meses, de atividades curriculares relacionadas ao empreendedorismo. Depois de vários encontros e avaliações, seis grupos se classificaram para a última atividade, o desafio que se nomeou “Dante in Company”. Realizado em 18 de outubro, mesmo dia do Dante Digital, o encontro foi organizado pelos professores Robert Garner (do High School) e Pâmela Viviam Zuccari Silva (de Tecnologia Educacional).

A proposta consistiu na simulação, pelas equipes, de um desafio para elaborar um projeto destinado à arrecadação de fundos para uma causa social. As exposições e debates foram feitos integralmente em inglês. A ONG Acorde, com a qual o Dante realiza diversas atividades, foi a instituição escolhida como destinatária da arrecadação. Apesar de os alunos terem feito, anteriormente, uma visita à sede da organização, em Embu das Artes, os grupos só foram informados no momento do desafio que a Acorde havia sido definida como o foco do desafio final.

Para todos conhecerem melhor o trabalho da Acorde, a diretora da entidade, Joana Lee Ribeiro Mortari, foi convidada a apresentá-la formalmente aos alunos e aos convidados, além de proceder à avaliação dos projetos. Outros dois convidados também avaliaram os projetos apresentados: Jair Pianucci, diretor de RH da Brasil Insurance, profissional com mais de 40 anos de experiência na área, e o ex-aluno do Dante High School Cesar Shimura, que agora cursa Administração na Fundação Getúlio Vargas. Os professores do Dante High School foram igualmente convidados a analisar os projetos.

Após a abertura das atividades pela organização do “Dante in Company”, os alunos tiveram exatamente uma hora para desenvolver o projeto, que não poderia ser criado tão superficialmente. No detalhamento do evento, eles deveriam elucidar diversas dúvidas, básicas ou complexas: a data, a duração, a localização, o número de pessoas necessárias para a plena realização, os materiais necessários, as tecnologias a serem usadas, as estratégias de publicidade do evento, os recursos a serem gastos (em uma planilha feita no Excel) e a clara definição dos objetivos da proposta. Depois de elaborada a ideia, cada grupo teve cinco minutos para apresentá-la.

Na consideração dos projetos, porém, os avaliadores não ficaram indiferentes a erros ou omissões. Uma das propostas, por exemplo, foi a de uma corrida solidária. Findada sua apresentação, segundo a qual a iniciativa envolveria a arrecadação por meio da inscrição dos participantes da maratona, Jair notou a ausência de comentários sobre a necessidade de haver uma equipe médica à disposição para o caso de alguém se sentir mal ou sofrer um acidente – o que, além de ser essencial por prezar pela saúde dos participantes, ampliaria os custos do evento.

A coordenadora do Dante High School, professora Rossella Beer, aprovou o empenho dos participantes do desafio. “As equipes trabalharam com muito afinco. A maneira com que eles apresentaram os trabalhos e responderam aos questionamentos dos avaliadores mostrou que eles têm flexibilidade de pensamento e grande criatividade”, afirmou.

As grandes vencedoras foram as alunas Gabriela Takase e Helena Niero, do 2º A. A ideia delas baseou-se na venda de CDs com canções compostas pelas próprias crianças da Acorde. Os alunos Mauro del Grande, Fabiano Belloube, Antonio Lino e Arthur Buscarioli, do 2º D, levaram o prêmio de solução mais criativa. Eles propuseram um show beneficente, que só seria realizado se a arrecadação mínima fosse bem-sucedida, e aproveitaram a campanha do “desafio do balde de gelo”, para conscientização sobre a esclerose lateral amiotrófica (ELA), para oferecer um desafio semelhante, mas com os desafiados chupando limões.