Alunos participam de caça ao tesouro no Dante

Publicado em 17 de setembro de 2014 às 15:39

Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental participaram, na manhã do sábado de 23 de agosto, de uma caça ao tesouro altamente tecnológica. Denominada GeoDantecaching, a atividade consiste em traduzir na prática o que os estudantes aprenderam sobre latitude e longitude em sala de aula, usando, para isso, o suporte de tablets e dos aplicativos Google Maps e Pic Collage. Organizado pelos departamentos de Geografia e Tecnologia Educacional, os dantianos utilizaram o sistema de localização dos aparatos para investigar e obter pistas sobre as coordenadas exatas dos baús escondidos.

Antes do início da busca, os participantes se reuniram no auditório Miro Noschese e participaram de uma rodada de perguntas sobre os domínios morfoclimáticos do Brasil. Findado o questionário, os estudantes, divididos em vários grupos, aplicaram todo o seu conhecimento sobre coordenadas e tecnologia para encontrar pistas para o tesouro – que realmente estava escavado em um ponto secreto do Colégio e continha uma premiação para todos os participantes.

Apesar da divisão dos alunos em equipes, o incentivo à cooperação se sobrepôs à ideia de competição, como explicou o coordenador do Departamento de Geografia, professor Everaldo Velardi. “Mesmo quando um grupo se adiantava, ele precisava aguardar os outros chegarem para seguir em frente com novas informações”, disse. Ao todo, 72 alunos participaram, em duas sessões, da atividade. Um dos baús foi enterrado no parque infantil, onde há areia azul; o outro foi enterrado na área frontal do jardim do Dante.