Alunos imaginam uma cidade ideal

Publicado em 19 de junho de 2019 às 16:23

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental receberam uma incrível missão: transformar-se em urbanistas e imaginar como seria, para eles, uma cidade ideal! A atividade aconteceu nas aulas de Aprendizagem Criativa, uma parceria entre os departamentos de Arte e Tecnologia. As crianças se dedicaram ao estudo, planejamento e construção da cidade, que foi feita com o uso de sucata e materiais reaproveitados coletados pelos próprios alunos. Divididos em grupos, eles foram construindo os bairros e, no final, juntaram todos os trabalhos para compor a cidade.

“Antes de começarmos as construções, mostramos a eles fotos de algumas cidades planejadas, como Berlim, Brasília, Dubai e Washington. Depois, vimos algumas fotos aéreas de São Paulo e, com essa visão mais ampla, as crianças ficaram muito decepcionadas com a cidade em que vivem, comparando-a às demais cidades que usamos como exemplo. Os alunos foram logo pedindo muito verde para a cidade ideal, por exemplo”, conta a professora Paula Kowalski, do 3º L.

Os estudantes também tiveram de avaliar o trabalho finalizado, analisando a quantidade e qualidade de cada elemento urbano, como escolas, hospitais, áreas verdes, espaços de lazer e cultura, moradias e ruas. Eles fizeram até posto de gasolina! Ao final do projeto, foi organizada uma exposição da cidade completa na sala de estudos ao lado da Biblioteca Central, reunindo os trabalhos de todas as turmas de 3º ano. Os colegas do Maternal I visitaram a exposição tendo como guias os alunos do 3º ano que produziram os trabalhos. Assim, os mais velhos explicaram diretamente para os mais novos suas criações e idealizações para a cidade. A visita do Maternal I aconteceu de forma intercurricular durante as aulas do Espaço de Criação deles e as aulas de Aprendizagem Criativa do 3º ano.

“Para mim, uma cidade ideal é uma cidade com mais casas e menos prédios, mais áreas verdes, um prefeito que não roube, menos carros e mais pessoas circulando a pé e sem jogar lixo na rua”, afirmou o aluno Álvaro Guedes, do 3º L. E o que ele aprendeu de mais importante com esse projeto? “Eu não sabia que os sinais de trânsito faziam tanta diferença na cidade. A gente precisa de mais sinalização. Esta semana aconteceu um acidente de moto aqui do lado da escola e atropelamento porque falta isso. É preciso existir mais placas, hospitais e escolas”, concluiu o menino. Agora, o próximo passo dos alunos será fazer a iluminação da cidade usando circuitos elétricos e led.