High Tech Dante apresenta trabalhos a especialistas

Publicado em 25 de novembro de 2012 às 15:36
Categorias: ,

Um dos mais novos programas do Colégio Dante Alighieri, o High Tech Dante apresentou seus primeiros resultados na sexta-feira, 23 de novembro. Na ocasião, os alunos que participam da iniciativa exibiram seus projetos a convidados e a especialistas das áreas de educação, engenharia, física e tecnologia, que avaliaram os trabalhos.

No auditório Raul Guglielmo Falzoni, os estudantes tiveram dez minutos para expor a ideia e o objetivo de seus trabalhos – todos baseados na plataforma Arduino. Na segunda parte do evento, todos foram ao laboratório de Física, onde os estudantes apresentaram os pôsteres e os projetos propriamente ditos, além de darem explicações mais detalhadas.

Entre os especialistas avaliadores estavam os seguintes nomes: o físico José Osvaldo de Souza Guimarães, diretor do Catavento Cultural e Educacional; Rubem Saldanha, gerente de Educação da Intel; Rodrigo Viana, professor de Engenharia da Faap; Adriana Pettengill, gerente de Educação da Microsoft. O evento também contou com a presença dos convidados Manoel Belem, fundador da SpaceTrip4Us (empresa que trabalha com tecnologia espacial), e Renata Kelly da Silva, diretora técnica de Informações Educacionais e Tecnologia na Diretoria de Ensino Leste 3 da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

“Este é o início do programa. Devemos lembrar que a maioria destes projetos foram iniciados em setembro. Mas é legal ter a possibilidade de trabalhar com as ideias dos alunos”, afirmou o professor Renato Laurato, coordenador do Departamento de Física e do programa High Tech Dante.

Após as avaliações, o projeto “Smart Sphere”, dos alunos Pedro Barreto Veiga e Vitor Martes Sternlicht (orientados pela professora Claudia Regina Lacerda Tuoni), conquistou a primeira colocação do evento. “SSatm: sistema de segurança para caixa eletrônicos”, dos estudantes Ana Beatriz Paulesini Cella, Gabriel Bernard Venelli Medina e Rafaella Luppino (com orientação do professor Marco Vinícius Portella), garantiu a segunda colocação, seguido por “S-bike”, de Kananda de Lima Silva, Matilde de A. E. Nunes Guiomar e Juliana Kapaz Pedroza (orientadas pelo professor Renato Corrêa Filho).

O professor José Osvaldo de Souza Guimarães, um dos avaliadores convidados, exaltou a qualidade dos projetos. “Os trabalhos são muito bons, principalmente considerando que estão sendo elaborados há pouco mais de dois meses. Acredito que, se tivessem um prazo maior, os resultados seriam ainda melhores”, disse o físico.

O professor Renato Laurato, responsável pelo High Tech Dante, também comemorou o desempenho dos alunos nos primeiros meses do projeto. “Os alunos puderam se articular e trabalhar juntos em várias áreas do conhecimento. Acho que é um projeto que tem que continuar. Temos que insistir na formação dos professores [que fizeram um treinamento de Arduino antes de ministrarem as aulas do High Tech] e no incentivo à criação de ambientes colaborativos, envolvendo vários departamentos do Colégio nesse projeto”, afirmou.
Confira os projetos apresentados pelos alunos do High Tech Dante:

– Smart Sphere (construção de uma esfera robótica controlada por smartphone ou tablet para entretenimento e/ou mapeamento de locais desconhecidos)
Alunos: Pedro Barreto Veiga e Vitor Martes
Orientadora: professora Claudia Regina Lacerda Tuoni

– SSatm: sistema de segurança para caixas eletrônicos (uso do Arduino para criar um sistema de segurança para caixas eletrônicos)
Alunos:  Ana Beatriz Paulesini Cella, Gabriel Bernard Venelli Medina e Rafaella Luppino
Orientador: professor Marco Vinícius Portella

– S-Bike (montagem de uma bicicleta que esteja conectada a uma mochila com sinalização por LEDs; procura aumentar a segurança do ciclista)
Alunos: Kananda de Lima Silva, Matilde de A. E. Nunes Guiomar e Juliana Kapaz Pedroza
Orientador: professor Renato Corrêa Filho

– Projeto Sismas – Sistema Modular de Automação e Segurança (objetiva criar um sistema modular (que funcione por meio de módulos separados) de segurança e automação residencial)
Alunos: Bruno Ferrari, Leonardo Castelli Smilari Iacovini, Otávio Duarte Roman e Luiza Morelli
Orientador: professor Marco Vinícius Portella

– Piso gerador de energia (dispositivo que, por meio do Arduino, ativa um conjunto de LEDs e ao mesmo tempo executa uma seleção musical. Os LEDs iluminarão o logo do Colégio com suas respectivas cores oficiais (amarelo, azul e branco). Esses LEDs serão acesos assim que o piezoelétrico for submetido a determinada pressão)
Alunos: Gabriel Giannoni e Luiz Felipe Fidelis de Almeida
Orientador: professor Marcelo Spinola da Silva

,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!